Ter um ambiente de trabalho prazeroso e agradável ou, como alguns dizem, viver o clima do paraíso na empresa, é um conceito totalmente subjetivo, pois o que esta pessoa considera bom pode ser amplamente diferente da perspectiva daquela.

Mas, diante dos problemas mais recorrentes nas organizações e do estresse e desgaste que tais problemas geralmente causam, é possível determinar algumas medidas que favorecem um ambiente positivo.

No topo destas medidas está a comunicação clara e objetiva entre os colaboradores e a gerência. A vida é mais fácil e feliz quando se comunica bem – o que quase nunca acontece nas empresas.

Outra situação favorável é a existência de oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento para os colaboradores – mediante méritos mensuráveis.

Outro ponto: atitudes de reconhecimento e valorização dos colaboradores frente a seus acertos no cumprimento da missão corporativa.

Feedback regular e bem treinado tem lugar de honra quando se busca um ambiente bom para se trabalhar. Eu me refiro ao feedback que identifica áreas de melhorias e pontos de acerto de cada integrante dos grupos de trabalho.

Finalmente, ainda que estes e outros fatores já existam, se a remuneração e os benefícios não estiverem de acordo com o mercado, será difícil a qualquer funcionário trabalhar e se sentir bem. Criar um ambiente positivo na empresa é um processo contínuo. Exige esforço, comprometimento de todos e, sem dúvida alguma, uma área de recursos humanos ativa e sintonizada dia e noite na promoção e guarda de todos estes valores.

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link