O que é um problema? Você sabe?

Acredito que todo mundo tem problema. Mas quem realmente sabe definir o que é um?

Existe um problema quando há uma diferença entre o que está acontecendo e o que deveria estar acontecendo, ou quando as coisas não acontecem da maneira que planejamos ou do modo determinado.

Por exemplo, se você precisa pegar um ônibus para chegar ao trabalho e o ônibus está atrasado, isto é um problema. O ônibus deveria estar no horário, mas não está. Tal diferença é o seu problema. Resolvê-lo dependerá de várias e diferentes ações possíveis. Pedir carona a um colega ou usar um aplicativo de veículo para chegar ao trabalho a tempo são duas das alternativas disponíveis.

A ideia aqui é que problemas são desafios. Sim, são desafios que devemos enfrentar para alcançar os nossos objetivos.

Resolver problemas sempre terá tudo a ver com a nossa capacidade de determinar um caminho, com criatividade e esforço, para zerar a diferença que eventualmente surgiu entre a realidade e o que esperávamos acontecer. Nesta equação teremos de desempenhar altos níveis de paciência, determinação e perseverança, sem os quais dificilmente se chega à superação de qualquer desafio.

Após todo exposto, resta-me apenas salientar o mais importante. Conheça a causa de um problema; trate-a e você terá a solução definitiva.