O check-list da delegação que funciona
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de junho de 2023
Abraham Shapiro
Você é o gerente de um setor da empresa e cogita delegar a organização de um evento a um dos seus subordinados. Quais os cuidados para que esta delegação não vire um desastre?
Primeiro, lembre-se que delegar não é largar algo nas mãos de alguém para só depois ver o que deu. Não é um bolo, nem suco de laranja. O subordinado tem capacidade para isso? Tem conhecimento da logística de eventos? Como ele se sai com prazos apertados?
Você terá de fazer uma descrição detalhada do evento incluindo o objetivo, data, público-alvo, orçamento disponível e todos os requisitos envolvidos. E não deixe de definir os resultados esperados. Será preciso conceder autoridade para que ele tome as decisões de escolha do local, contratação de fornecedores, definição do programa e divulgação também. Recursos financeiros e outros terão de ser previstos e disponibilizados.
Durante o planejamento e a execução, as diretrizes continuarão a ser suas. Faça um calendário de verificação regular para avaliar o progresso, discutir problemas e dar feedback ao subordinado. É aí que você fará os ajustes necessários a tempo.
Ao delegar uma atividade, o gerente pode se concentrar em outras responsabilidades, enquanto o delegado tem a oportunidade de desenvolver competências como: liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos. Delegação é um meio poderoso e eficaz de treinamento e desenvolvimento de pessoas.
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