Um jovem de 20 anos conhece uma dúzia de Youtubers com milhões de visualizações e ganhando uma fortuna. Ele sabe que são pessoas comuns, sem formação acadêmica e que começaram produzindo seus vídeos em casa – de modo amador. Animado pelo sucesso, ele compra uma câmera e começa a gravar e postar vídeos pessoais na Internet.

Será que ele vai conseguir chegar aonde almeja?

A probabilidade é próxima de 0,00000001%. Traduzindo: ele vai gastar muito dinheiro, e depois, tudo o que fizer será nada.

Por que isso acontece?

A resposta é fácil. No mundo superficial em que vivemos, o sucesso é mais visível do que o fracasso. Por isso, este rapaz superestima suas perspectivas reais. Ele se ilude e se esquece de que, por trás de todo Youtuber que deu certo, escondem-se outros mil cujos vídeos são vistos por não mais que uma dezena de pessoas, e por trás desses mil, há outros milhares que não conseguiram sequer a audiência dos próprios amigos e parentes.

Não estou falando só aos pretensos Youtubers. Isso vale perfeitamente para artistas, designers, atletas, consultores, arquitetos, lojistas de rua, lojistas de shopping centers etc.

Não estou sugerindo, em absoluto, a desistência daqueles que desejam implantar um novo negócio. De modo algum. Eu jamais faria isso. O que eu desejo pontuar é que, quando riscos estão envolvidos, o melhor é não seguir apenas os impulsos pessoais, e muito menos o papo interesseiro dos agentes comerciais – que ganham pequeno salário fixo e dependem de comissão no fechamento de suas vendas – e dos marqueteiros – que prometem o que eles mesmos jamais fizeram por si.

O que fazer então? Comece por uma pesquisa real e detalhada. Depois, faça um excelente projeto de viabilidade com profissionais especialistas.

No entanto, o mais importante é a ação que vou sugerir agora. Não deixe de visitar o “cemitério” dos projetos, das carreiras, das empresas e de todos os investimentos que um dia foram ideias promissoras e entusiasmantes, antes de tomar a sua decisão final. Este será um passeio triste, concordo. Mas pode ser o trajeto indesejável que irá salvar o seu dinheiro.