Ir ao cinema, depois dar um passeio na livraria, comer algo na praça de alimentação, o carro bem estacionado... este era o hábito típico de uma família de classe média nas grandes cidades antes da Covid 19.Onde é que tudo isso acontecia?Num shopping center, é claro.

O shopping é um lugar que oferece praticidade e comodidade para lojistas e consumidores. É um ambiente com temperatura controlada, onde há eventos e a dinâmica visual dá a sensação constante de estar num lugar diferente.

Isso descreve um negócio que une receita estável de aluguéis com uma perspectiva de crescimento tal que durante bom tempo atraiu até investidores na bolsa. Sim. Você e eu podemos ser sócios de uma administradora ou cotistas de um fundo imobiliário que investe no ramo dos shoppings.

O problema é que esse modelo aparentemente inabalável está, hoje, corroído com a pandemia – tanto para investidores como para lojistas. É só conferir o valor das ações das administradoras nos últimos 13 meses. E se formos observar a perda de faturamento das lojas e o alto volume de demissões, a coisa piora.

Enfim: vale a pena abrir uma loja em shopping center atualmente?A resposta para isso é: não importa o momento. O que importa é o negócio em si e um planejamento realista.

Primeiro, tome cuidado para não acreditar em cem por cento dos dados de sucesso que os agentes comerciais das administradoras prestam. Faça um tira-teima com lojistas – fortes e fracos –, e faça um discernimento da verdade.

Segundo: pague por um excelente e profissionalizado Plano de Negócio que contemple a mais exaustiva análise de todos os fatores envolvidos na sua potencial operação.Ou seja: na pandemia ou no apocalipse, jamais se deixe guiar em negócios por emoções, pela intuição, pela fé ou por quaisquer sentidos que o distanciem um milímetro que seja da racionalidade extrema.