Quando você chegou aos 30, 35 anos, tem uma profissão ou está à frente de um negócio, você pensa:- Eu pretendo me aposentar com 65 anos. Até lá, terei tempo para fazer um patrimônio. Depois, vou aproveitar a vida, curtir a minha família e viajar muito.

Aí... você gasta dinheiro na confiança de que vai ganhar mais. Você joga tempo na lata do lixo com tolices sem nenhum benefício, achando que na próxima semana você vai repor o tempo que perdeu. Você se diverte por noites e fins de semana a fio, vivendo clima de festa e férias, comendo e bebendo com amigos, porque "ninguém é de ferro".

Então, quando você se dá conta, chega um dia – ou uma noite – em que a sensação é de que passaram 25, 30 anos e você não tem nada, você não é nada, os filhos se foram e talvez a sua saúde também.

Ouça com os seus dois ouvidos o que lhe direi agora: ou você se torna o melhor naquilo que faz e concentra tempo e energia na conquista de objetivos claros como se os seus 65 anos chegassem à meia-noite de hoje, ou o seu modo de viver atual será a sua autocondenação a um futuro dependente de uma aposentadoria desfalcada e paupérrima – e sabe-se lá em que condições de saúde, de família, etc.

Quase nunca as coisas acontecem como imaginamos. Portanto, mire-se em exemplos de sucesso, de fracasso e decida urgentemente como pautar a sua vida, pois o tempo está passando.

Ter fé em bom. Rezar é ótimo. Divertir-se numa quadra de esportes, num rancho aos finais de semana e curtir os amigos, é adorável. Mas sem esforço e inteligência máximos, dificilmente você verá acontecer os seus sonhos.

E seja lá o que você tem hoje, isso é só um meio para a sua continuidade e para o seu aperfeiçoamento. Não é garantia nenhuma de que irá permanecer.

Tudo o que você tem, tudo o que você acredita ser seu, pode mudar em instantes. E, se você não for um expert, esta mudança dificilmente será a seu favor.