Eu acabo de chegar de uma viagem a Israel onde fui visitar meus filhos e netos.

Tive contato com quatro empresários de startups que se encontram muito próximos da consolidação. Tomei nota dos pontos que trouxeram essas empresas até aqui e vou partilhar três deles com os meus queridos leitores.

O primeiro é “atenção concentrada na microeconomia”. Nenhum dos empresários está preocupado com a inflação, com o câmbio da moeda, com as decisões do Primeiro Ministro ou com as promessas do Irã em atacar Israel em represália aos Estados Unidos. Mas eles sabem tudo o que se passa no mundo sobre os produtos ou serviços com que eles trabalham. Ou seja, eles não olham para o ‘macro’ a fim de que tenham tempo para investir em entender profundamente o ‘micro’, porque é daí que vem a subsistência e a prosperidade da empresa. Conheço empresários brasileiros que, a depender das notícias econômicas, param de trabalhar e ficam se queixando.

.
. | Foto: iStock

O segundo ponto é o “tempo dedicado ao trabalho específico”. Patrões e empregados mantêm um senso de responsabilidade enervante em relação a suas tarefas no processo geral da empresa. Ninguém está lá pensando no salário ou nas horas extras, mas em concluir com alta qualidade sua parte para que o sucesso chegue mais rápido.

O terceiro ponto é o “respeito de cada um pela especialidade dos demais”. Existe uma atmosfera democrática entre todos e por isso, ninguém nega o devido esforço aos projetos, respeitando a opinião de cada um. É claro que, como um bom e autêntico ambiente judaico, a discussão está presente o tempo todo, mas sem perder o respeito à expertise e ao domínio do conhecimento.

Sim, Israel tem muito a ensinar sobre sucesso empresarial. Se você quiser saber mais, busque o canal PROFISSÃO ATITUDE no Youtube. Um dos meus vídeos recentes expõe todos os pontos que eu observei na Terra dos meus antepassados. Sinta-se sempre bem-vindo, bem-vinda!