Inclusão e diversidade estão na moda. Ter um ambiente de trabalho que valoriza e respeita as diferenças individuais, como: raça, gênero, orientação sexual, idade, religião, habilidades físicas e mentais e outros aspectos únicos de cada pessoa, amplia o envolvimento e cria uma atmosfera de oportunidades iguais de crescimento e sucesso para todos na empresa.



Como implementar políticas e práticas de apoio à diversidade e equidade no local de trabalho?

Tenha em mente a diversidade na hora de contratar. Considere uma ampla gama de candidatos de diferentes origens, habilidades e experiências. Garanta que as suas práticas de recrutamento não tenham vieses ocultos e que os anúncios expressem a inclusão.



Criar um ambiente inclusivo pode também oferecer treinamento, mentoria e orientação de carreira. Além disso, será ótimo incentivar o diálogo aberto e honesto para que as pessoas possam expressar suas opiniões sem medo de discriminação.



Ofereça suporte para necessidades específicas, como acessibilidade para pessoas com deficiência, programas de cuidados infantis para pais e mães e políticas de licença parental flexíveis. Isso ajuda mais do que se imagina.



Defina claramente as expectativas de comportamento em relação à diversidade e à inclusão. Meça e monitore o progresso das suas políticas. Analise regularmente os dados de contratação, promoções internas e retenção para garantir que a empresa esteja alcançando os objetivos desejados.



Você pode promover uma cultura inclusiva e diversificada com estas práticas, desde que todos se concentrem em fazer disso uma realidade. Em outras palavras, fuja do blá blá blá e parta para a ação.