Exclua os queixosos de sua equipe comercial - ou não os contrate
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 06 de dezembro de 2021
Abraham Shapiro
Uma das áreas em que eu me especializei ao longo dos anos foi a Psicologia de Vendas, que trata das condições psicológicas reais que influenciam o processo de negociação desde a apresentação do produto até seu fechamento.
Eu adoro trabalhar com vendedores, especialmente com aqueles que acreditam precisar de conhecimentos novos para progredir. O problema são os que pensam saber tudo, e só reclamam.
Eu conheci o agente comercial de uma empresa de locação de áreas para lojistas que aceitou este trabalho por falta de opção e também para romper o longo período em que estava desempregado desde sua última demissão.
O sujeito não havia se ajustado em nenhum posto de trabalho até aí. Criava problemas por onde passava e não se importava com a possível causa desse desajuste.
Ele começava em cada empresa com grande esperança e fé. Com o tempo, não alcançava seus objetivos financeiros e partia para produzir uma avalanche de queixas de tudo e de todos.
Reclamar é a coisa mais fácil da vida. A mais difícil? É ter coragem para tomar decisões e agir.
O tal fulano está agora como sempre esteve: empregado, mas buscando uma nova colocação. Recentemente participou de um processo de seleção numa companhia congênere, mas foi reprovado, é claro. Detectaram seu alto nível de insatisfação e despreparo técnico. Mas ele continua achando que sabe tudo de vendas e o mundo é que está contra ele.
A conclusão? Pessoas queixosas são, em si mesmas, o problema de que mais se lamentam. Mas não querem saber da verdade, até porque botar a culpa nos outros é mais simples do que resolver suas mazelas pessoais. E quando elas estão em vendas, pode crer, não trarão os resultados esperados.
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A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina..

