Eu vejo tantas pessoas ocupadas, fazendo seu trabalho. Muitas delas, porém, falham em desempenhar o que se propõem realizar. Aí está aquele comprador, o programador do sistema da empresa, o vendedor, o gerente financeiro, o responsável pelo controle de qualidade, o designer do departamento de Marketing e por aí vai. Boa parte de seu tempo está envolvida com retrabalhos e desvios de qualidade.

Eles não têm domínio profissional à altura de diferenciá-los, de fato, acima de seus concorrentes. São apenas medianos. E contentam-se com isso, para sua própria desgraça e também de seus empregadores.

O que é necessário para se diferenciar?

Se você investir seriamente cem horas em desenvolver uma habilidade rara, é provável que você a adquira.Digamos: aprender a afiar uma ferramenta melhor que os seus colegas, organizar um banco de dados de alto desempenho, criar um website WordPress ou como editar um vídeo com qualidade. Cem horas dedicadas a estas e muitas outras habilidades, lhe dariam valor.

Acontece que poucos escolhem comprometer-se por 100 horas com foco concentrado.

E o que você me diria de mil horas? Aí sim você seria fabuloso.

.
. | Foto: iStock

Olhemos para um violinista. Um bom iniciante levará cerca de 2.500 horas, à razão de 7 horas ao dia para dar os primeiros passos. Depois, outras 15.000 horas para se tornar impressionante. Este seria um grande começo!

Eu estou considerando mil horas em outras atividades. Assim, por que não mergulhar fundo e desenvolver um ativo resultante do investimento de mil horas para se ter consistência com que se diferenciar profissionalmente?

Vinte horas por semana durante um ano e você poderá saber algo que irá colocá-lo em uma nova categoria, em um patamar onde pouquíssimos se encontram.

Como? Primeiro deseje. Depois acesse e se esforce, sabendo que o acesso ao conhecimento, hoje em dia, não é tão difícil quanto ter o desejo obstinado de aprender e o compromisso de se dedicar.