É possível cultivar e expandir a nossa inteligência além dos limites atuais? Estudiosos dizem que sim.

Mas o primeiro passo para isso está em romper com a ‘bolha social’ – esse mundinho onde muitas vezes nos enclausuramos, nos percebendo como o centro do mundo.

A princípio, a bolha social pode parecer benigna, até mesmo uma forma simples e fácil de nos conectarmos com o nosso eu interior.

Entretanto, seus efeitos podem ser bastante prejudiciais. Um deles é a propensão a interpretar diferentes opiniões como ataques pessoais ou declarações de guerra contra nós, quando na verdade, o outro está simplesmente expondo sua visão.

Este comportamento nos leva a querer impor padrões de comportamento aos outros, gerando irritação ou decepção quando tais expectativas não são atendidas.

A pergunta é: que tal estourarmos a nossa bolha?

Se você identificar os sinais que acabo de mencionar, é chegada a hora de se libertar desta abordagem, antes que ela se torne a sua ruína.

Para começar, há outros mundos além do seu próprio – e do meu.

Compartilhe as suas experiências. Ouça as pessoas ao seu redor. Esforce-se para compreender quão diferentes elas são em relação a você e à sua própria realidade. Permita-se apreciar "o que" e "por quê" elas pensam e se comportam assim. Você é capaz.

Desfaça a ideia de que as ações alheias têm como alvo atingir você. O universo, como sabemos hoje, é vastíssimo e certamente não gira em torno da sua pessoa. Aí está a razão e a hora propícias de você também fazer esta descoberta!

* A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.