Um leitor enviou uma pergunta muito interessante. “Como desenvolver a competência da inovação e criatividade se eu não sinto em mim e as três empresas em que trabalhei exigiam isso praticamente de todos os funcionários?”

A primeira coisa é ter a mente aberta e estar disposto a explorar diferentes perspectivas. Na prática, seja curioso e receptivo a novas informações e a pontos de vista diferentes dos seus. Isto ajuda a pensar fora da caixa.

Assim como a gente treina o corpo, a criatividade também precisa de exercícios. Desafie-se a pensar em soluções diferentes para os seus problemas do dia a dia. Algumas atividades estimulam a imaginação, como desenhar, escrever, resolver palavras cruzadas etc. As opções oferecidas pela tecnologia são infinitas. Busque inspiração em diferentes fontes. Eu consigo isso com livros, filmes e música.

A troca de ideias com outras pessoas é um reator de energia para a criatividade. Não perca a oportunidade de trabalhar em equipe – trabalhar, eu estou dizendo. Diversidade de pensamentos e experiências enriquecem as nossas ideias.

Erros fazem parte do processo criativo. Não tenha medo de cometê-los eventualmente. Muitas vezes grandes ideias surgem quando menos se espera ou quando algo não dá certo.

Resolver problemas é a ginástica da criatividade. Desafie-se no seu cotidiano. Pense em novas abordagens e explore caminhos diferentes para chegar a uma resposta plausível.

Você se lembra de quando tinha de inventar uma desculpa mirabolante para não entregar um trabalho atrasado na escola? Aquilo é a prova definitiva da sua criatividade! Aplique a mesma técnica. Agora sem precisar mentir.

* A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.