.
. | Foto: Alashi/iStock

Eu conheço gerentes que não efetivam reconhecimento por aquilo que seus funcionários fazem de positivo. Eles não acreditam que isto ajude a organização a prosperar.

Conheço outros que acreditam ser isto importante, mas não conseguem expressá-lo – nem a funcionários, nem a filhos, nem a qualquer indivíduo.

Existem aqueles que acreditam, porém, não sabem como fazê-lo, e por via das dúvidas elogiam tudo e todos de qualquer modo. Você os verá congratular e aplaudir pessoas por qualquer bobagem, pois pensam ser motivação. Estão enganados. Não existe a menor chance desta aleatoriedade dar certo. Na melhor das hipóteses é algo inócuo.

No último grupo estão os gerentes que se recusam ao elogio por acharem que funcionários não fazem mais que a obrigação ao trabalhar direito e produzir resultados.

O que é reconhecer um funcionário?

Reconhecimento é o conhecimento oportuno – formal ou informal – do comportamento, do esforço ou do resultado da atuação profissional de um funcionário ou de uma equipe que apoia os objetivos e valores da empresa e claramente ultrapassam as expectativas normais.

Quando o trabalho de um colaborador é valorizado, sua satisfação e produtividade aumentam e aí, sim, ele se sente motivado a manter o que fez bem ou a melhorar.

Reconhecimento é essencial para se construir um excelente local de trabalho. As pessoas querem ser respeitadas e valorizadas por sua contribuição. Trata-se de uma necessidade básica do indivíduo.

Importante,contudo, é entender que reconhecimento não é simplesmente parabenizar, muito menos encher uma linha do Whatsapp com sinais de aplausos. O nome disso é adulação.

O reconhecimento autêntico produz benefícios, dos quais o principal tem nome próprio e figura no topo da lista de desejos dos líderes de todos os calibres. É o engajamento.

Funcionários engajados contribuem positivamente para a saúde econômica da empresa. Eles tendem a permanecer aí e reduzir a rotatividade geral, assim como os custos, porque sentem e vivem um vínculo forte com a missão e o objetivo da organização. Eles são embaixadores da marca, constroem relacionamentos duradouros com clientes e geram vendas e lucros crescentes.

Que tal começar a observar o que os seus funcionários fazem bem? Aproxime-se deles. Sinalize que você vê o que realizam. Use palavras cordiais, e não bajulação. Reconheça a atitude positiva, o esforço e o ‘feito bem feito’. Aí está o valor do seu negócio.

Em tempos de criminalidade nas cidades brasileiras em níveis comparáveis apenas a estatísticas de guerra, alimentar o bem pelo reconhecimento do que é bom poderá mostrar-se mais eficaz do que qualquer plano de segurança baseado em armas.