Crescer pode ser um problema se não houver solidez
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de junho de 2022
Abraham Shapiro
Atenção, leitores da área de negócios. Todos vocês.
Crescer provavelmente é o verbo mais desejado e falado em quase todas empresas. Acredito que também na sua. “Precisamos crescer”; “Chegou a hora de crescer”...
Mas depois do tanto que vi neste conturbado mundo corporativo, crescer sem solidez e maturidade é uma ilusão – quando não um delírio. Além disso, crescer sem um planejamento que leve em conta todos os parâmetros envolvidos direta e indiretamente no negócio é o mesmo que implantar o caos com probabilidade certeira de fracasso.
O que é preciso saber antes de dar passos para elevar à próxima fase a sua estrutura de negócios?
Primeiro: juntar o máximo conhecimento de como o seu mercado tem se comportado ao longo do tempo – especialmente num país com tamanha variabilidade de condições, como o Brasil. Conhecimento, aliás, devia ser o elemento fundamental para determinar e cumprir a missão da sua empresa.
O segundo ponto é ter a mente aberta para considerar mais e além do que você calcula ser o caminho certo a seguir. Aberta o bastante para contar até com a chance de estar errado em muitos aspectos.
O terceiro ponto é cercar-se de pessoas capacitadas para cumprir a missão e que tenham massa crítica para atuar num projeto concreto de crescimento. Em outras palavras: que não sejam só entusiasmadas ou motivadas – como queira.
Se você tem pessoas desse naipe no seu time, resta-me apenas pedir-lhe que você as ouça. E depois de conhecer os vários pontos de vista que delas virão, coloque tudo num liquidificador mental, ligue-o e analise com todo cuidado o que sairá dali.
Mas sobretudo, saiba que crescer nem sempre é o melhor. Noventa e nove por cento das vezes, o seu negócio terá que se desenvolver muito antes disso.
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A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.
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