Comunicação feita de qualquer jeito é um veneno. E por isso, pode ‘matar’.Resolver ou solucionar a comunicação numa empresa começa por afastar a predominância da emoção sobre a razão. Emoções confundem. Emoções fazem achar que atributos importantes – como assertividade, clareza e transparência – podem ser dispensados.Ser assertivo é tão importante na comunicação que eu uso uma metáfora simplória para que a gente entenda. Ela está para o relacionamento na empresa como farinha, fermento e ovos estão para um bolo. Na proporção direta.

Esqueça qualquer um desses ingredientes, e o que sair do forno facilmente acabará no lixo.A escassez de assertividade e objetividade na sua comunicação é sinônimo de caos.Quando você solicita que alguém execute uma ação, você tem de ter avaliado antecipadamente se ele está capacitado. Em seguida, você estará obrigado a especificar ‘o que deve ser feito’, ‘como fazer’, ‘o porquê’, ‘quando’, em muitos casos o orçamento e todos os demais detalhes. Finalmente, antes de liberá-lo, ainda restará verificar qual tenha sido o entendimento da mensagem.

No Brasil, pouquíssimos profissionais fazem isso com o devido rigor. Ocorre que, além do emissor não se organizar quanto ao que irá comunicar, ele assume que o receptor o entenderá completamente. O risco é enorme. Basta pensar que 75% dos brasileiros entre 16 e 65 anos são analfabetos funcionais – sabem ler e escrever, mas não sabem interpretar à altura.O resultado deste cenário é um oceano de retrabalhos, baixa produtividade e uma carência enorme de treinamentos corporativos. E o fulano que erra, é aquele cujo verbal se repete em absolutamente todos os casos: “Eu só queria ajudar!!!” Você discorda do que expus? Tudo bem, você é livre. Amoleça, então, e seja o ‘bom samaritano’ com que você sonha conduzir a sua equipe ou a sua empresa. Que tal fundar uma associação filantrópica ou um clube de campo? Mas, por favor, antes de tudo de onde você conseguirá os recursos para pagar a conta.