Comprado ou vendido? O que é melhor?
A crença comprovada é que vendedores proativos alcançam mais clientes e têm maiores chances de sucesso
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 28 de agosto de 2023
A crença comprovada é que vendedores proativos alcançam mais clientes e têm maiores chances de sucesso
Mundiware (Marcio)
"Produtos devem ser vendidos, e não comprados".
Este é o pensamento que esculpiu as competências profissionais dos grandes vendedores nas últimas cinco décadas.
Ele é importante porque destaca que o vendedor proativo na comercialização de seus produtos não espera passivamente que os clientes comprem.
Um produto é ‘vendido’ significa que o vendedor esteve dedicado a mostrar os benefícios ao potencial cliente. Isto envolve técnica, argumentação e, acima de tudo, capacidade de identificar as necessidades desse cliente e, como efeito, criar uma conexão entre o produto e este cliente para solucionar tais necessidades.
No outro extremo, o produto ‘comprado’, sugere que o cliente já tinha conhecimento prévio sobre o produto e se motivou de algum modo a adquiri-lo – sem a influência direta ou ativa do vendedor. É o que acontece com produtos altamente reconhecidos ou que têm alta demanda em função da qualidade ou reputação.
A crença comprovada é que vendedores proativos alcançam mais clientes e têm maiores chances de sucesso. Isso não dispensa a propaganda. Apenas mostra que a interação humana planejada e a habilidade de persuadir desempenham papel definitivo no contexto da decisão de compra.
Não se pode negar que o sucesso nas vendas de produtos e serviços é função da estratégia, do treinamento e do conhecimento do mercado. Mas, o Oscar vai para a abordagem ativa e envolvente do vendedor com vistas a convencer o cliente potencial de que o produto ou serviço que ele vende é a melhor escolha.