Quando cheguei à empresa, fui recebido pelo diretor geral.

Tentei ser gentil ao comentar sobre a positiva impressão que tive ao observar que todos ali pareciam dedicados e engajados ao trabalho. Em seguida o parabenizei.

Ele riu. E confessou:

- "Não se impressione, sr. Shapiro. Temos aqui gente demais que faz quase nada o dia todo, mas sabe fingir. Estou com uma lista de corte em andamento para os próximos dias

".Então, ele passou a me revelar as lições que os funcionários mais antigos transmitem aos novatos durante o encontro no café. Aqui estão algumas delas:

Ande sempre com um documento em mãos. Você vai parecer ocupado e todos pensarão que está a caminho de uma reunião. Com as mãos vazias, vão achar que você está indo ao café. E com uma revista, vai parecer que vai ao banheiro.

Mantenha expressão séria enquanto olha para o computador mesmo que esteja lendo uma piada ou participando de um bate-papo. Apenas pareça concentrado.

Deixe a sua mesa sempre bagunçada. Vai denotar que você está trabalhando duro. O que importa é a quantidade de coisas sobre ela.

Fiquei surpreso ao ouvir tudo aquilo. Pareceu-me que cada ponto é bastante lógico quando se trata de engabelar horas de trabalho.

O sucesso depende da prática de valores e princípios. E é por isso que a maior de todas as competências pessoais e profissionais é, sem nenhuma dúvida, a honestidade.