A disciplina é essencial para o sucesso em todos os aspectos da vida, não só no trabalho. Ela está diretamente relacionada como causa do desenvolvimento de hábitos, rotinas e da capacidade de cumprir compromissos, mesmo quando os níveis de vontade são baixos.

Uma pessoa disciplinada é mais produtiva, mais focada, cumpridora de sua palavra – itens que facilitam demais o sucesso nas metas pessoais.

Existem técnicas que melhoram a disciplina. Aqui vão algumas que ajudam muito.

Uma das principais é estabelecer metas claras e realistas para o dia a dia e trabalhar concentrado a fim de alcançá-las.

Criar rotinas úteis também ajuda. Aliás, toda rotina deve ser saudável e também agradável com o propósito de que se levem as tarefas à conclusão, com qualidade.

Gerenciar as tarefas e manter uma agenda em dia e elaborada com sabedoria é parte essencial da disciplina, pois todo indivíduo disciplinado sabe que perder seu tempo com futilidades é tornar a própria vida inútil.

Hoje em dia é especialmente válido evitar distrações desnecessárias – como mídias sociais e tudo quanto interfere na execução das tarefas assumidas e compromissos.

Algo que quase ninguém diz é que a disciplina produz motivação e perseverança, mesmo quando as coisas estão difíceis. Isto não é só um conceito, mas acima de tudo, um benefício.

Os estudiosos afirmam categoricamente que a prática de exercícios físicos regulares, a meditação e a aquisição de novos conhecimentos auxiliam fantasticamente a produzir força mental.

Então, como se diz popularmente, “bora lá” melhorar a disciplina e colher os bons frutos desta virtude.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link