Empresas são formadas por pessoas e existem primordialmente para servir pessoas. Embora pareça óbvio, esse é um princípio tão fundamental que deve ser lembrado constantemente. Compreender o funcionamento das empresas envolve entender como as pessoas pensam, decidem, agem e, finalmente, como se comunicam. À medida que avançamos em áreas como psicologia e neurociência, desvendamos cada vez mais sobre o comportamento humano, ganhando insights valiosos sobre como podemos melhorar as nossas atitudes e interações de maneiras mais eficazes.

Além das pessoas, outro elemento vital que compõe as empresas são os sistemas. Eles funcionam como as engrenagens que unem todos os aspectos de uma organização. No cerne de todos esses sistemas estão os processos que, bem executados com foco e consistência, levam à produção dos resultados esperados.

Os sistemas, em geral, são tão variados quanto as partes do corpo humano ou as etapas em uma linha de montagem de uma fábrica de carros. A busca contínua por excelência e inovação em uma empresa sempre começa com uma análise de como esses sistemas operam e como podem ser aprimorados para melhorar a eficiência e eficácia organizacional.

Se você realmente deseja entender como as empresas funcionam e prosperam, é essencial olhar muito além do que elas produzem e ver pessoas e sistemas como componentes integrantes da 'máquina empresarial'. Ao aprofundar-se nesses dois fatores, chegará ao coração da eficiência e do crescimento de qualquer organização. É este entendimento integrado que permite a líderes e gestores criarem estratégias efetivas e sustentáveis, alavancando o potencial humano e tecnológico para atingir elevados patamares corporativos.

Abraham Shapiro

Consultor de Empresas | Mentor de Gestores e Líderes