O papa perguntou a Michelângelo – o pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores gênios de toda a história da arte ocidental:

- “Conte-me o segredo da sua genialidade. Como você criou a estátua de David, a obra-prima das obras-primas?”

E Michelângelo respondeu:

- “Simples. Tirei tudo o que não era David.”

Fantástico!

O que a resposta de Michelângelo esconde de prático para a vida – especialmente no momento em que todos nós fazemos planos, estabelecemos metas e temos a ambição de ser melhores num ano que se inicia?

Sejamos honestos. Nenhum de nós sabe direito o que nos faz bem-sucedidos; e nem o que nos faz felizes. No entanto, sabemos com incrível precisão o que pode arruinar o sucesso e o que destrói a felicidade. Este é o ponto.

.
. | Foto: iStock

O que fazer para ter sucesso ou alcançar a felicidade é uma incógnita. Mas é claro o que não fazer, ou seja, o que bloqueia o sucesso e detona a felicidade. A dica é de Michelângelo. Não se concentre no David. Em vez disso, concentre-se em tudo o que não seja David e o desbaste com o cinzel e o martelo.

Esta é a ‘via negativa’. Elimine os erros; liste o que não fazer e o que evitar. O que virá em seguida é uma forma de pensar e agir muito melhor.

Os teólogos fazem isso muito bem. Eles não sabem quem é Deus. Então jogam o foco sobre o que não é Deus.

O conhecimento de ‘o que não fazer’ é, assim, muito mais potente do que tentar descobrir ‘o que fazer’.

Façamos um exercício. Não sei como orientá-lo a ficar rico. Mas posso afirmar com certeza que, se não gastar os seus ganhos mensais aleatória e impulsivamente, o seu saldo tenderá a crescer. Depois disso você estará mais confiante e pleno de ideias, sem dúvida. Talvez se inspire até a enriquecer.

Talvez a sua necessidade seja mais produtividade no trabalho. Eu desconheço a sua atividade. Mas posso orientá-lo a três atitudes que darão um impulso significativo na sua eficiência diária. Primeira: não perca tempo com mídias sociais. Segunda: não fique de conversa fiada com os seus colegas. Terceira: não adie as tarefas com data prometida a clientes e aos seus superiores.

Percebe? Listando o que não fazer, você já conseguirá índices elevados de economia pessoal e produtividade profissional.

Experimente. Pare de planejar o que fazer. Comece estabelecendo ‘o que não fazer’ e ponha-o em prática. Vai funcionar.