Observe o que ocorre a prisioneiros confinados numa solitária. Eles se tornam capazes de qualquer coisa para saírem dali – até melhorar o comportamento por um tempo. Por quê? Numa solitária eles não têm nenhum feedback.

Feedback. Palavra mal-entendida. Prostituída, até!

Na Administração, feedback é o procedimento pelo qual se dá informações a uma pessoa sobre seu desempenho, seu comportamento ou sobre o resultado de uma ação pontual.

O objetivo pode ser reforçar que ela prossiga fazendo-o, ou reorientá-la para que melhore.

Dar feedback não é favor. É necessidade.

Qualquer feedback, mesmo negativo, é melhor do que nenhum. Mas é de causar revolta que existam gestores em não poucas empresas que decidiram adotar a praxe de não dar feedback a ninguém, em ocasião nenhuma. Um crime.

O ser humano anseia por um retorno sobre o que quer que realize. No entanto, é observável o fato de que gerentes indiferentes a seus subordinados fatalmente terão dificuldades em atingir metas.

É óbvio. E sabe o quê? Quando você não recebe feedbacks externos, a sua mente fabrica o quanto precisar. Contudo, com um agravante.

O feedback autofabricado acaba utilizando medos e impressões negativas registradas na mente. Calcule o efeito disso!

Um cenário. O marido nervoso com o atraso da mulher que se arruma para a festa, se depara com a aparição súbita da esposa que lhe pergunta:

- E então? Fiquei bem neste casaco?

- Ficou ótima! – ele responde com pressa. E agora vamos.

Então, ela conclui:- Eu sabia que estou horrível. Não tenho nada melhor para vestir!

Ficou claro?

Acho que agora você é capaz de entender a causa do alto nível da falta de confiança e dos gigantescos problemas de comunicação presentes em quase todas empresas.