A VERDADE SOBRE O FEEDBACK
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 17 de maio de 2021
Abraham Shapiro
Observe o que ocorre a prisioneiros confinados numa solitária. Eles se tornam capazes de qualquer coisa para saírem dali – até melhorar o comportamento por um tempo. Por quê? Numa solitária eles não têm nenhum feedback.
Feedback. Palavra mal-entendida. Prostituída, até!
Na Administração, feedback é o procedimento pelo qual se dá informações a uma pessoa sobre seu desempenho, seu comportamento ou sobre o resultado de uma ação pontual.
O objetivo pode ser reforçar que ela prossiga fazendo-o, ou reorientá-la para que melhore.
Dar feedback não é favor. É necessidade.
Qualquer feedback, mesmo negativo, é melhor do que nenhum. Mas é de causar revolta que existam gestores em não poucas empresas que decidiram adotar a praxe de não dar feedback a ninguém, em ocasião nenhuma. Um crime.
O ser humano anseia por um retorno sobre o que quer que realize. No entanto, é observável o fato de que gerentes indiferentes a seus subordinados fatalmente terão dificuldades em atingir metas.
É óbvio. E sabe o quê? Quando você não recebe feedbacks externos, a sua mente fabrica o quanto precisar. Contudo, com um agravante.
O feedback autofabricado acaba utilizando medos e impressões negativas registradas na mente. Calcule o efeito disso!
Um cenário. O marido nervoso com o atraso da mulher que se arruma para a festa, se depara com a aparição súbita da esposa que lhe pergunta:
- E então? Fiquei bem neste casaco?
- Ficou ótima! – ele responde com pressa. E agora vamos.
Então, ela conclui:- Eu sabia que estou horrível. Não tenho nada melhor para vestir!
Ficou claro?
Acho que agora você é capaz de entender a causa do alto nível da falta de confiança e dos gigantescos problemas de comunicação presentes em quase todas empresas.