“Eu sonho me tornar um grande empresário, um astro da música, um Youtuber famoso com milhões de seguidores, uma celebridade no mundo artístico...” Quanta gente vive exatamente uma destas fantasias!

Mas por que é que elas raramente se realizam? A resposta é que quase ninguém quer de verdade o que sonha.

Eles têm uma paixão imensa pelo resultado: estar num palco e ser aplaudidos, ver seus vídeos compartilhados por seguidores em todas as mídias, estar numa sala imensa de sua empresa próspera. Mas não estão nem aí para o processo que terão de desempenhar até chegar lá: as dores e sofrimentos de cada dia; os problemas que surgem a cada passo na busca de clientes, na realização da estratégia, na luta pela satisfação dos consumidores. O que eles querem, mesmo, é dar um salto, ir direto ao final da jornada e usufruir da glória para sempre.

E se você estiver pensando em que ‘força de vontade’, pensamento positivo e motivação bastam para realizar um sonho, está mais perdido que surdo em bingo.

O que eu quero dizer é que são as batalhas que determinam as conquistas – eis aí o componente mais simples e básico da vida. De nada vale desejar ardentemente o resultado se você não dá atenção total para desempenhar o processo – com ‘sangue nos olhos e a faca entre os dentes’. Quem não é apaixonado pela luta, mas quer a vitória, nem tente entrar no ringue.

É facílimo imaginar-se no cume da montanha. Mas a escalada é o problema a ser resolvido. E resolver problemas é só o que cria felicidade.

Você não concorda? Desculpe-me, mas você está dormindo. É hora de despertar!