Se você já foi aclamado como o mestre supremo da ‘conversa fiada’, prepare-se para a sua era de glória.

Entre as muitas batalhas enfrentadas pelos jovens universitários de hoje, as habilidades de comunicação se destacam. Engajar-se em uma conversa, seja durante um almoço descontraído ou uma reunião presencial, tornou-se um desafio cada vez mais proeminente para as novas gerações.

O cerne dessa questão reside no fato de que aqueles nascidos a partir dos anos 2000 cresceram em uma sociedade digital, onde a expressão fluente ocorre mais facilmente pelo WhatsApp ou TikTok do que frente a frente. Na esfera profissional, essa geração adentra o mercado de trabalho já adaptada às reuniões online. Não por acaso, a demanda por cursos e programas voltados para o aprimoramento da comunicação está em franca ascensão.

Contemple esta perspectiva intrigante: uma universidade na ensolarada Flórida desenvolveu um programa dedicado a auxiliar ex-alunos em entrevistas de emprego. Do outro lado, na psicodélica Califórnia, uma instituição criou eventos simulando almoços de negócios. Isso decorreu do fato de que os Estados Unidos, por meio de uma pesquisa, constataram que apenas 54% dos universitários possuíam habilidades eficazes de comunicação.

Portanto, se você é hábil em criar laços por meio da arte de iniciar conversas, não subestime esse dom! Você pode ser o herói das reuniões ou até o guru das interações sociais. O mundo anseia por esses talentos. Sinta-se à vontade para explorar e potencializar esses traços de personalidade, almejando sucesso tanto no âmbito profissional quanto na sua vida pessoal.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina