A febre do coaching
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 27 de maio de 2019
Abraham Shapiro 
Eu estou vendo acontecer a febre do Coaching. Você também, imagino. Observe nas mídias sociais quantos cursos de Coaching são oferecidos por aí.
Isso desperta nas pessoas uma cobiça incontrolável, que beira a obsessão. Então elas pagam caríssimo por cursos que lhes darão um certificado, pois acreditam que algo mágico irá acontecer após conhecerem a atividade e entrar nela.
O que elas não sabem – e ninguém lhes diz – é que o coaching é apenas uma ferramenta cuja utilidade única é servir a profissionais ótimos e já estabelecidos no mercado a prestarem seus serviços a outros profissionais que precisem de algum ajuste ou alinhamento.
Por exemplo. Pense num engenheiro civil. Ele já é um bom e atualizado profissional. Faz o que faz com maestria e tem visão de negócio que lhe permite ganhar muito acima da média de seus colegas. Com um curso de Coaching, ele poderá tornar-se instrutor de outros engenheiros que porventura tenham dificuldade de se consolidar no mercado.
Aliás, a palavra coaching vem do inglês. Nos Estados Unidos, geralmente um coach é um técnico esportivo. Você o verá atuar junto a um time de futebol, basquete, beisebol ou ele será coach de atletas. O que lhes dá destaque é o fato de saberem muito sobre aquilo a que se propõem fazer, e por prestam serviço de orientação a fim de fazer os atletas superarem suas marcas e vencer competições.
A esse respeito, vi no site de um grande jornal do País que uma Sugestão Legislativa deverá ser discutida por senadores para levar à criminalização a prática indiscriminada e não regulamentada do coaching. A ideia legislativa foi publicada no dia 15 de abril próximo passado. Na descrição da proposta, lê-se que “se tornada lei, não permitirá o charlatanismo de muitos autointitulados formados sem diploma válido”. Esta proposta contra o coaching quer proibir propagandas enganosas como ‘reprogramação de DNA’ e ‘cura quântica’, que desrespeitam o trabalho científico e metódico de terapeutas e outros profissionais das mais variadas áreas.
Então, se você ainda não é bom em área alguma, um curso de coaching lhe dará um certificado totalmente inútil, sem valor prático, ou, seja, será apenas um meio de gastar um dinheiro sem retorno. Neste caso, não seria mais inteligente você investir na sua capacitação para tornar-se o melhor naquilo que você faz?


