As pessoas fazem listas de tarefas para controlar as atividades que têm que realizar. Uma vez que você tenha a sua lista pronta, como decide qual item deve ser executado primeiro? O que consome mais tempo? O que pode ser feito com maior rapidez? Ou executa as tarefas na ordem em que estão escritas?

Vou lhe dizer algo muito sinceramente: é provável que poucos dos itens da sua lista irão trazer resultados de importância real para o seu dia a dia e, consequentemente, para a sua vida.

Você deve identificar os itens que irão produzir mais efeitos e dar a eles a maior importância.

Lembra-se do comentado Vilfrido Pareto? Ele foi um estudioso que provou que 80% das terras da Itália eram de propriedade de apenas 20% das pessoas. Mais tarde, um executivo da General Motors percebeu que a maioria dos defeitos dos carros vinha de poucos problemas na linha de produção. Tais problemas deveriam ser resolvidos de forma prioritária. No momento em que foram resolvidos, todos os outros deixaram de ter importância e se ajustaram com o tempo. Então ele observou que o princípio 80/20 podia ser encarado como uma lei universal, isto é, 80% dos nossos resultados são provenientes de 20% do nosso trabalho.

Na ótica da produtividade pessoal nem todas as tarefas da sua lista têm a mesma importância. Só um pequeno número delas faz diferença sobre o seu sucesso.Então priorize as suas tarefas. Comece com aquela que mais vai trazer resultado, e não com as rotineiras. Evite encher o seu tempo com coisas que não são importantes. Deste modo - e esteja certo que só por esta via - você saberá, enfim, e na prática o que é ser produtivo.

...

O artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina.