A estratégia da escassez é uma técnica empregada por indivíduos para destacar seu valor tanto nos relacionamentos pessoais quanto profissionais. Trata-se de uma abordagem que envolve a redução da disponibilidade, transformando o tempo e a atenção em recursos preciosos. Embora apresente vantagens e desvantagens, sua implementação requer cuidado em todas as situações.

Considere um profissional que costumava aceitar todas as tarefas que lhe solicitavam na empresa, resultando em uma constante drenagem de seu tempo e energia, sem o devido reconhecimento. Ao adotar a escassez, ele se torna mais seletivo, priorizando compromissos que contribuam para seu bem-estar e objetivos pessoais. Tal mudança lhe traz benefícios, como o aumento do respeito por suas decisões e um equilíbrio aprimorado entre responsabilidades profissionais e pessoais.

No entanto, é vital reconhecer que isso também pode gerar efeitos negativos. Algumas pessoas que contavam com a prontidão daquele profissional, podem agora se sentir frustradas ou desapontadas por não receberem a atenção imediata de antes. Poderão surgir desentendimentos. Neste caso, a aplicação da escassez deveria ser acompanhada de uma comunicação clara a fim de precaver possíveis problemas e riscos.

Existe ainda a situação em que a opção pela escassez é feita motivada por insegurança pessoal, o que quase nunca funciona, vez que insegurança só se resolve mediante o devido esforço no fortalecimento da autoestima, da autoconfiança e no aprimoramento das habilidades de comunicação.

A autodescoberta e o crescimento pessoal mitigam os efeitos nocivos da insegurança, aliviam a pressão autocrítica e abrem o caminho para a construção de relacionamentos sólidos e duradouros evitando que a escassez, neste caso, seja confundida com arrogância ou indiferença.

Mais detalhes sobre a amplitude dos efeitos da escassez você conseguirá ao pesquisar sobre as leis da Oferta e Demanda, nas Ciências Econômicas.

* A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.