Uma das maiores competências para a vida e para o trabalho é ouvir.O que é ouvir? No sentido mais profundo, ouvir tem cinco significados. O primeiro é escutar. O segundo: dar atenção ou foco concentrado. O terceiro: compreender. O quarto é internalizar E o quinto é: dar uma resposta.

Não há consciência humana maior e melhor ajustada ao ambiente social pleno e útil do que buscar compreender o que nos é dito através de palavras.Por quê? Porque a inteligência é o maior bem, a maior riqueza do ser humano.Na visão dos sábios, a imagem e semelhança entre o homem e seu Criador encontram-se na habilidade de "entender e discernir".E como se consegue isso?A resposta é surpreendente.Não existe compreensão e entendimento sem perguntar, questionar, sondar, investigar, analisar e explorar.Ter a liberdade na mente para fazer perguntas é usufruir do mais alto nível de liberdade possível ao homem.

Aqueles que estão confiantes em sua fé não temem perguntas. Só quem não confia. Estes têm dúvidas secretas e suprimidas, por isso têm medo.No entanto, nem toda pergunta tem uma resposta imediata. Existem ideias que só compreenderemos totalmente com a idade e a experiência. Outras, que requerem grande preparo intelectual ou que podem estar além da nossa compreensão coletiva no estágio da busca humana em que nos encontramos hoje. Exemplo? Neste momento, por exemplo, ainda não sabemos se a partícula atômica Bóson de Higgs existe. Charles Darwin nunca soube o que era um gene. A nossa responsabilidade de conduzir a humanidade ao próximo estágio passa pelo desenvolvimento e uso pleno da competência de saber ouvir. E sem que concedamos a todos a liberdade do questionamento, estaremos, sim, em grandes e insolúveis apuros.