Um brinquedo, um pacote de doces, refrigerante, bolo e cachorro-quente. De doação em doação, milhares de crianças que vivem em regiões periféricas de Londrina poderão vivenciar um momento de festa no dia 12 de outubro. Em bairros como o União da Vitória, na zona sul de Londrina, e o São Jorge, na zona norte, o Dia das Crianças só é possível de ser comemorado pela união de voluntários que, a cada ano, se esforçam para promover a festa a partir da arrecadação de brinquedos e alimentos.

No União da Vitória, promover o Dia das Crianças tem sido uma missão para Joanita Lopes da Silva, que há 30 anos faz da rua Dos Dentistas um ponto de encontro de centenas de meninos e meninas. Eles recebem brinquedos, guloseimas e fazem lanches durante a tarde.

“O único ano que eu não pude realizar a festa foi em 2020, por causa da pandemia (de coronavírus). Já no ano passado, conseguimos atender 200 crianças. Quando o brinquedo é pouco, atendemos os menores porque os maiores até entendem”, conta a dona de casa de 62 anos.

O União da Vitória é um dos bairros mais numerosos da zona sul de Londrina, onde vivem mais de 10 mil crianças. Para atender esse número tão significativo, outras iniciativas, como as das igrejas do bairro, acabam dividindo as famílias. “É uma forma de não deixar ninguém de fora”, diz Silva, que neste ano está ainda mais preocupada com as arrecadações.

Segundo ela, por ser um ano político, muitas pessoas estão desconfiadas. “Elas acham que pode ter algum político envolvido, mas não é nada disso. Começamos em 1992, quando tínhamos um trabalho de cozinha comunitária e eu era vice-presidente do bairro. A gente percebia que quando chegava o dia 12 de outubro muitas crianças ficavam com o olhar triste. Sentíamos que faltava algo para elas. Simples, mas faltava. Desde então, não paramos mais”, conta.

A poucos dias da data, a dona de casa diz que não conseguiu nenhuma doação. “Estamos preocupadas se vamos conseguir realizar a festa ou não, mas ficamos na esperança até a véspera do Dia das Crianças. Nem que se for algo menor, vamos fazer de tudo para promover essa tarde de alegria”, diz.

Leia também:

= Campanha em Londrina procura um novo lar para cães e gatos

AMIGAS DO SÃO JORGE

No projeto Amigas do São Jorge, são aproximadamente 500 crianças que aguardam com ansiedade a festa, promovida há 10 anos na comunidade, em frente ao projeto, na rua Amélia Batista Rabello. Além do bairro, meninos e meninas que vivem no assentamento Aparecidinha também participam das brincadeiras, recebem doces, lanches, pipoca, refrigerante e brinquedos.

Imagem ilustrativa da imagem Voluntários em Londrina pedem doações para o Dia das Crianças
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

“Essa festa é a união de todos aqueles que Deus toca no coração para nos ajudar com as doações e a cada ano juntamos a força de toda a comunidade para continuar. As crianças já estão perguntando sobre a festa deste ano e precisamos de toda a ajuda possível porque são muitas”, ressalta Adriana Marcolino Cordeiro Camilo, que está à frente do projeto.

Com a dedicação de outras nove voluntárias, todas mulheres, Camilo prepara refeições uma vez por semana para as famílias mais carentes do bairro e do assentamento Aparecidinha. Os alimentos são doados por parceiros. Uma das voluntárias é Maria Aparecida Cordeiro, que no Dia das Crianças também ajuda no preparo dos lanches e separação dos brinquedos.

Maria Aparecida Cordeiro é uma das voluntárias do Amigas do São Jorge: "É uma satisfação ver que aquilo que podemos oferecer é recebido com muita felicidade pelas crianças"
Maria Aparecida Cordeiro é uma das voluntárias do Amigas do São Jorge: "É uma satisfação ver que aquilo que podemos oferecer é recebido com muita felicidade pelas crianças" | Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

“As doações vão chegando e nós limpamos os brinquedos, colocamos roupas nas bonecas e embalamos um a um. É uma satisfação ver que aquilo que podemos oferecer é recebido com muita felicidade pelas crianças. Se não fosse essa iniciativa, muitas ficariam sem nada nesta data”, conta.

COMO AJUDAR

Quem quiser colaborar com a festa das Crianças do União da Vitória e do São Jorge/Aparecidinha pode fazer a doação em dinheiro ou em doces, ingredientes para o cachorro-quente, bolos, refrigerantes e brinquedos.

A festa no União da Vitória é organizada por Joanita Silva (43) 98446-4407 e no São Jorge é pelo projeto Amigas do São Jorge (43) 99685-3023 (Tia Adriana).

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1