A partir desta terça-feira (4), as pessoas que têm interesse em adotar um bichinho de estimação poderão conhecer os animais que estão sob os cuidados da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) em Londrina, através do perfil no Instagram @semalondrina.

A equipe da Diretoria de Bem-Estar Animal disponibilizará vídeos e imagens de 26 gatos e sete cachorros, que estão à espera de um novo lar. Atualmente, eles estão abrigados em uma espécie de hotel para animais, custeados pelo órgão. “Todos eles foram apreendidos por ordem judicial, vítimas de maus-tratos. Esses cães e gatos estão aptos a serem adotados, precisando de cuidado e carinho. Queremos incentivar a adoção e não a compra”, diz a diretora de Bem-Estar Animal, Esther Jandre.

A ação marca o Dia Mundial dos Animais, celebrada em 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis. A data foi instituída em Florença, na Itália, no ano de 1931, durante um Congresso Internacional de Proteção Animal, e tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância da proteção dos animais.

Imagem ilustrativa da imagem Campanha em Londrina procura um novo lar para cães e gatos
| Foto: Divulgação/Sema

PARA ADOTAR

Os interessados em adotar os animais que estão sob os cuidados da Sema devem ser maiores de 18 anos, possuir condições para manter um animal em casa e preencher um formulário de cadastro no site da Prefeitura. Para quem deseja conhecer os cães e gatos de perto, a Sema também disponibiliza visitas ao local, e o agendamento pode ser feito pelo telefone (43) 3372-4775, que atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

“A adoção é um ato importante de cura para esses animais. Muitos desses animais não receberam carinho, nunca tiveram um dono que cuidassem verdadeiramente deles, oferecendo alimentação digna, proteção e carinho. O ato de adotar não é somente retirar o animal da Sema ou de qualquer outra entidade, mas receber um animal que estava em sofrimento. Quando você adota um animal que foi retirado de uma situação de maus tratos, você está recebendo uma vida que pode ser curada com cuidado e carinho”, destaca Jandre.

Imagem ilustrativa da imagem Campanha em Londrina procura um novo lar para cães e gatos
| Foto: Divulgação/Sema

Em Londrina, 33 cães e quatro gatos, vítimas de maus-tratos, já foram adotados por novos tutores. Todos eles são atendidos por médicos-veterinários da Sema e recebem vacinas, medicação e castração, com o objetivo de evitar doenças.

A veterinária da Sema, Fernanda Maria de Oliveira, lembra que há um número determinado de animais que podem ser mantidos no abrigo. “Precisamos que as pessoas adotem, pois caso apareçam mais apreensões não teremos condições de receber. Esses animais sofreram muito com seus antigos donos, e o que queremos é dar uma segunda chance para que possam sentir amor e carinho”, diz.

Leia também:Internautas escolhem o nome Graça para garça do Arthur Thomas

Imagem ilustrativa da imagem Campanha em Londrina procura um novo lar para cães e gatos
| Foto: Divulgação/Sema

DENÚNCIAS

Em média, a Diretoria de Bem-Estar Animal em Londrina recebe cerca de 250 denúncias de maus-tratos contra os animais a cada mês. São muitas as situações que configuram maus-tratos contra os animais, como privá-los da liberdade, abandono, promover a cúpula forçada, submeter ou obrigar animal a atividades excessivas, deixar de prestar a assistência veterinária e demais cuidados que garantam o bem-estar animal, entre outros.

As sanções e penalidades administrativas para que praticar maus-tratos aos animais estão previstas na Lei municipal 12.992, de dezembro de 2019 e na Federal 14.064 de 2020, que altera a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98. Em Londrina, as denúncias devem ser feitas à Diretoria de Bem-Estar animal, através deste link no portal da Prefeitura Municipal. Todo o processo ocorre anonimamente. (Com N.Com)

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1