Curitiba - A partir desta edição do Vestibular 2022, a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) vai ofertar vagas adicionais às regulares para pessoas com deficiência. “Em 24 de março de 2022 foi aprovada a Resolução nº 003/2022-CEPE, que assegura vagas para pessoas com deficiência nos cursos de graduação e pós-graduação da Unioeste a partir do ano letivo de 2022. Nesta edição, optamos por 130 vagas adicionais às regulares, ou seja, não estamos diminuindo essas vagas daquelas já ofertadas, mas apenas as pessoas com deficiência (PcD) podem ocupá-las”, explicou o coordenador do Vestibular, Paulo Renan Effgen.

.
. | Foto: José Fernando Ogura - AEN

Desta forma, as 130 vagas abertas ficam exclusivas para quem participar do concurso e informar que tem deficiência. Caso elas não sejam ocupadas, não serão direcionadas para ampla concorrência. “Existe a determinação mínima de 5% das vagas destinadas para pessoas com deficiência, o que resultaria em 123 das 2.460 ofertadas regularmente, porém, durante a discussão do tema, entendemos que alguns ajustes eram necessário, ampliando esse número para 130”, disse.

LEIA TAMBÉM:

+ Idoso com deficiência visual é aprovado em direito na UEL

CRITÉRIOS

É responsabilidade do candidato selecionar a opção para concorrer à vaga PcD durante o preenchimento da inscrição. Para matricular-se, o candidato selecionado em vaga PcD deve comprovar essa condição mediante apresentação de laudo médico (o modelo de referência está em anexo ao Edital do Vestibular 2022).

No caso de requerimento de banca especial, esse laudo deve ser carregado em sistema durante o período de inscrição.

Não haverá diferença com relação ao processo seletivo em si. O candidato deve participar normalmente do Vestibular no dia 10 de julho, assim como os outros candidatos (cotistas ou ampla concorrência). O único ponto importante é que aqueles que solicitarem banca especial precisam ajustar o atendimento nas cidades-sede, já que não há constituição de banca especial fora de sede.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o vestibular seguem até 2 de junho. As vagas são divididas em 64 cursos, distribuídas em 5 unidades (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo). A taxa de inscrição antecipada é de R$ 175,00 (até 6 de maio) e integral de R$ 196,00, que será o mesmo valor cobrado para pagamentos com cartão de crédito. (Com informações da AEN)

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1