Após dois anos de excepcionalidade por conta da pandemia de Covid-19, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) retoma neste fim de semana o vestibular tradicional, em duas etapas. Mais de 20.800 candidatos realizarão no domingo (5) a prova de conhecimentos gerais, com 60 questões objetivas. São 37 locais para aplicação das questões, sendo cinco em outras cidades do Estado: Curitiba, com dois, e Umuarama, Guarapuava e Cascavel, com um cada.

LEIA TAMBÉM: Sentido da Castelo Branco será alterado durante vestibular da UEL

Cerca de 2.200 pessoas vão trabalhar no vestibular. “Tivemos antecedência para ver todos os locais de prova, tanto em Londrina, como nas outras cidades. A parte logística está organizada, a prova pronta. No sábado (4) começamos o processo que envolve a aplicação da prova em si, principalmente nos outros municípios”, destacou a professora Sandra Garcia, responsável pela Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos).

Os portões serão abertos às 13h20 e fechados às 14h, horário em que será iniciada a prova, que terá quatro horas de duração. “É uma prova temática e uma das características é que são questões interpretativas, ou seja, o vestibulando terá que ler e interpretar com atenção para conseguir ter um bom resultado nas respostas”, orientou.

É obrigatório levar documento oficial com foto, como RG, carteira de trabalho impressa e CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e recomendado ter em mãos o cartão de inscrição, disponível no site da coordenadoria (www.cops.uel.br/). “Se a pessoa perdeu os documentos, precisa fazer o boletim de ocorrência e levar na Cops impresso no domingo, das 8h às 12h, que será feita uma identificação. Nas outras cidades a pessoa deve ir até o local de prova neste mesmo horário”, orientou.

A docente também destacou a importância de chegar com antecedência de, pelo menos, uma hora, principalmente quem for fazer a prova no campus da UEL. O gabarito provisório sai às 21h do domingo. Os candidatos terão dois dias para entrar com recurso, em que a avaliação do questionamento demora cerca de dez dias. O resultado da primeira fase sai no dia 20 de março.

SEGUNDA FASE

A segunda fase acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de abril com prova de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira e redação, no primeiro dia; prova com 12 questões discursivas específicas, no segundo; e de habilidade no terceiro para alguns cursos, como design gráfico e moda. “O número de vagas para a segunda fase varia conforme o curso. Se tem menos de 15 candidatos por vaga, o número ofertado é multiplicado por três. Se tem mais de 15, é multiplicado por cinco”, explicou.

ABSTENÇÃO

A expectativa é de que a taxa de abstenção se mantenha entre 16% e 20%. “Um episódio que pode impactar é o resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que saiu no dia 28 e na UEL a pré-matrícula está iniciando nesta quinta-feira (2)”, ponderou.

ATENDIMENTOS ESPECIAIS

Neste ano, a universidade fará 700 atendimentos especiais para candidatos que apresentaram atestado médico indicando crise de pânico – o que impossibilita ficar numa sala lotada -, cadeirantes, deficientes visuais e mães que precisam amamentar, entre outras especificidades. Além disso, aproximadamente 350 detentos farão o vestibular em unidades prisionais, como a PEL (Penitenciária Estadual de Londrina), Creslon (Centro de Reintegração Social de Londrina) e Cadeia Feminina.

‘O segredo é ler com atenção’, orienta professor

Nos dias que antecedem o vestibular da UEL as palavras-chave são tranquilidade, descanso e confiança. Por isso, o professor e coordenador do anos finais e ensino médio do Colégio Marista de Londrina, Nilson Douglas Castilho, destacou que estudar incansavelmente nesta reta final só deverá trazer estresse e cansaço. “Perto do dia da prova a indicação é revisar questões pontuais, principalmente componentes que o vestibulando tem mais dificuldade.”

Castilho também afirmou que os plantões de véspera são válidos, mas para ver questões de última hora e dicas que podem auxiliar em um ou outro tema mais difícil. “É importante deixar de lado as atividades que desgastam, evitar sair e dormir bem para estar totalmente focado”, orientou.

Na hora da prova, a dica é iniciar pelas questões mais fáceis e deixar as complicadas para um segundo momento. “O segredo é ler com atenção, grifar os verbos que indicam os comandos dos enunciados, fazer relações adequadas dos componentes ou disciplinas avaliadas dentro da mesma questão, fazer anotações ao lado com os esquemas mentais que for pensando sobre aquele assunto”, elencou o docente.

Castilho lembrou que muitos textos das perguntas servem para suscitar o que o candidato sabe de ideias em relação ao conteúdo cobrado. “No momento da prova também é importante administrar o tempo. Não gastar tempo para passar questão a limpo e sim resolver as questões com qualidade. Geralmente de meia hora a 40 minutos é suficiente para preencher o cartão resposta”, aconselhou.

Imagem ilustrativa da imagem Vestibular da UEL terá 37 locais de prova no domingo
| Foto: Folha Arte

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.