Com previsão de um fluxo grande de carros no domingo (5) em razão do vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina), o trânsito na avenida Castelo Branco, na zona oeste, será alterado pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) das 12h até 14h. Durante este horário, a via terá sentido único, em direção à instituição. A estimativa é de que mais de 6.300 pessoas farão a prova no campus da instituição. No total, são 17 mil vestibulandos distribuídos por toda a cidade.

LEIA TAMBÉM: FOLHA e Marista lançam caderno semanal voltado para o vestibular da UEL

Com a mudança, a saída da UEL será pelo jardim Columbia ou a rotatória do RU (Restaurante Universitário), acessando a PR-445. A PRE (Polícia Rodoviária Estadual) também vai auxiliar. “Por conta da inversão do trânsito, o condutor que estiver na rodovia, no sentido Cambé, não vai conseguir entrar na alça de acesso da Castelo Branco. Se quiser chegar na universidade, terá que ir até a avenida Arthur Thomas, fazer o retorno e acessar pela entrada principal”, explicou Jonas Rico, gerente de Fiscalização da CMTU.

Os servidores da companhia ficarão na rotatória da rua Prefeito Faria Lima com a avenida Aniceto Espiga; na alça de ligação da marginal da PR-445 com a Aniceto Espiga, nas proximidades do Ambulatório de Especialidades, antigo Hospital de Clínicas, e no cruzamento entre a rua Ana Porcina de Almeida e a avenida Castelo Branco.

Outros pontos que terão agentes para orientar os motoristas são nas proximidades do colégio estadual Vicente Rijo, na avenida Higienópolis, e nos campus Catuaí e Piza da faculdade Unopar. “No Piza serão 1.400 candidatos que farão a prova, com um volume grande pessoas num curto intervalo de tempo. Prevemos congestionamentos, então, nos anteciparemos e teremos servidores para acompanhar e dar tranquilidade aos motoristas”, explicou.

TRANSPORTE COLETIVO

A CMTU colocará ônibus extras nas linhas que atendem às regiões com maior ocupação de salas. Serão reforçadas as linhas 112 e 113, com destino à UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); 213 e 904, que passam pela Unopar Catuaí; 202, que vai para a Unopar Piza; 203, 206, 210, 217 e 601, que atendem o Colégio Máxi.

Outras linhas que vão contar com mais coletivos são a 102, que leva à Unicesumar; 200, que passa próximo ao IEEL (Instituto de Educação Estadual de Londrina); 209, 213, 307 e 315, para o Vicente Rijo e Aplicação; e a 208 e 301, que contemplam, respectivamente, o colégio Universitário e a Unifil.

OUTRAS ATIVIDADES

Além da prova da UEL, também estão previstas para domingo uma corrida de rua e o concurso da secretaria municipal de Saúde, o vai impactar no trânsito. A corrida será pela manhã, na zona leste. A avenida Teodoro Victorelli será interditada no sentido bairro a partir das 5h30 até 10h30. “A largada está prevista para 6h30. Os corredores seguirão pela rua Santa Terezinha, Carmela Dutra, avenida dos Pioneiros e rua Miguel Caran, sentido Parque Tauá. As vias que dão acesso a essas ruas estarão interditadas. Teremos pontos de controle dos agentes para que os motoristas consigam cruzar para chegar nos bairros.”

O concurso está previsto para os períodos da manhã e da noite, em vários pontos do município. Neste caso, o monitoramento da CMTU será por meio de câmeras.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.