A um mês da primeira fase do Vestibular 2023 da UEL (Universidade Estadual de Londrina), o Grupo Folha de Londrina lança nesta segunda-feira (6) a nova edição do caderno Folha Vest em parceria com o Colégio Marista . O objetivo é democratizar o conhecimento durante a reta final do período preparatório para as provas do mais tradicional processo seletivo da cidade de Londrina.

Ao todo, 20.858 estudantes se inscreveram para o Vestibular 2023 da UEL, que será realizado em duas etapas, nos dias 5 de março e de 2 a 4 de abril, com provas nas cidades de Londrina, Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama.

Segundo o coordenador do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Marista, Nilson Douglas Castilho, a parceria anual com o Grupo Folha de Londrina em edições especiais para o Vestibular da UEL e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prestação de serviço para a comunidade, pois torna o conteúdo preparatório mais acessível para diferentes públicos por meio do jornal impresso, digital e online. O conteúdo no site www.folhadelondrina.com.br estará aberto para não assinantes.

“A Folha de Londrina tem um papel social e histórico na cidade, conhecida pelas reportagens relevantes, com o crivo do bom jornalismo e com tradição e credibilidade. Já o Marista pretende, com esse conteúdo, ultrapassar os muros do colégio e marcar posição na cidade onde está há quase 70 anos, contribuindo mais uma vez em democratizar o conhecimento em um dos vestibulares mais concorridos do Paraná”, declarou.

De acordo com Castilho, a novidade deste ano é que os cadernos de questões ainda terão dicas para que o aluno possa ter uma base de conhecimento necessária para entender e responder as perguntas publicadas ou até utilizar esse aprendizado para esclarecer pontos das questões mais recorrentes no Vestibular da UEL. “As questões são feitas pela equipe do Colégio Marista de Londrina, por meio de uma curadoria para adaptação, seleção ou criação das questões”, acrescentou.

O coordenador afirmou que o objetivo do caderno Folha Vest, que contempla todas as matérias em diferentes níveis de complexidade, é auxiliar nas revisões no último mês antes da prova e não ensinar todo o conteúdo, o que leva mais tempo de aprendizado. Ao invés disso, o material pode esclarecer dúvidas e ajudar o aluno em questões em que ele possui mais dificuldade.

Nesta fase, o estudante não deve focar nas áreas com mais facilidade. Procure gastar mais tempo no que é desafiador e que necessita de maior esforço para tirar as dúvidas e resolver as questões, aconselha o coordenador. “Na reta final, o aluno já sabe o que é mais difícil e precisa ser estratégico com planejamento dos estudos com resumos, exercícios, mapas mentais e outras formas que ele preferir”, ressaltou.

Para o primeiro caderno deste ano, Castilho comentou que a equipe do Colégio Marista preparou uma espécie de simulado do Vestibular 2023 com diferentes áreas de conhecimento e níveis de complexidade para que o aluno inicie a preparação o mais próximo da realidade da prova.

Serviço:

O caderno Folha Vest, produzido pela Folha de Londrina em parceria com o Colégio Marista será publicado às segundas-feiras, nas edições do jornal impressa, digital e no site www.folhadelondrina.com.br

Acesso ao link e confira o simulado referente ao Caderno 1 do Folha Vest. As questões foram selecionadas pelos professores do Colégio Marista de Londrina especialmente para a Folha de Londrina.