A Campanha de Vacinação contra gripe termina no dia 19 de julho. Até lá, a população com mais de 6 meses poderá se imunizar contra o vírus influenza. Em Londrina, A estimativa é que 219.866 pessoas recebam a vacina em Londrina até o final da campanha. Até o momento, 51,3% dessa população estimada foi vacinada, o que significa 130.204 doses aplicadas.

Imagem ilustrativa da imagem Vacina contra gripe em Londrina atinge pouco mais de 50% do público
| Foto: Vivian Honorato - N.Com

Do total de imunizados, 59.584 idosos são idosos, 24.504 crianças, 16.716 trabalhadores da saúde, 14.658 população em geral, 6.529 pessoas com comorbidades, 4.322 professores, 3.010 gestantes, 357 puérperas, 262 profissionais da força de segurança, 140 profissionais do transporte, 92 caminhoneiros, 15 pessoas privadas de liberdade, nove foram pessoas com deficiência e quatro indígenas.

6 MESES DE IDADE

Podem tomar a vacina contra a gripe toda a população com mais de 6 meses de idade, principalmente aquelas com maior risco para infecções respiratórias, como gestantes, crianças até 5 anos, idosos, profissionais de saúde, mães no pós-parto, professores e imunodeprimidos. A imunização não é recomendada às pessoas com alergia grave a algum dos componentes da vacina.

COVID

As pessoas que apresentarem suspeitas de Covid-19 ou de outras infecções devem evitar tomar a vacina contra gripe. Já quem positivou para a doença transmitida pelo novo coronavírus precisa estar completamente recuperado depois de quatro semanas do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico, para ser liberado para tomar o imunizante contra influenza. Além disso, quem tomou recentemente a vacina contra a Covid-19 deve aguardar 14 dias entre a aplicação dela e da gripe.

CONFIRA OS LOCAIS

A aplicação das doses para prevenir a gripe é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde que não são exclusivas para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e aquelas que aplicam a vacina contra a Covid-19. Para receber a vacina é preciso agendar um dia e horário, por meio do contato telefônico. A lista completa com os endereços, telefones e horário de funcionamento das unidades de saúde está no site da Prefeitura de Londrina. - https://saude.londrina.pr.gov.br/index.php/unidade-basica-saude.html

LEIA MAIS:

- Inverno exige cuidados redobrados com a Covid e outras doenças

- Adultos e idosos também devem estar com a caderneta de imunização em dia

EXCLUSIVOS

Além disso, para agilizar o processo, a Prefeitura de Londrina disponibiliza outros quatro lugares, que trabalham exclusivamente para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em 2021. São eles: a sede da Unopar/Pitágoras, campus Catuaí (Rua Edwy Taques de Araujo, 900), sede do Inesul (av. Duque de Caxias, 1247), UBS da Vila Casoni (av. Dez de Dezembro, 580)e UBS do Ernani Moura Lima (rua Gerônimo Máximo, 30).

Para para evitar filas e aglomeração nesses quatro espaços é necessário marcar um dia e horário pela internet. Para isso, o cidadão deve acessar o site da Prefeitura de Londrina, na página www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/agendamentoGripe/. Na Unopar/Pitágoras, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. No Inesul é das 11h às 17h e nas Unidades de Saúde da Vila Casoni e do Ernani Moura Lima é das 8h às 19h.

TRIVALENTE

A vacina aplicada pelo SUS para prevenir a gripe é a trivalente de fragmento de vírus Inativado para as cepas AVictoria/2570/2018 (H1N1)pdm09, A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2) e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria). Assim, como outras, é possível que após recebê-la a pessoa apresente algum efeito, como dor no local da aplicação, mal-estar, dor muscular ou febre.

A campanha de vacinação contra a gripe é promovida em todo Brasil, com o intuito de prevenir o aparecimento de casos mais graves da doença relacionadas aos três subtipos da gripe, que mais circularam no ano anterior. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1