A secretaria municipal de Saúde vai promover uma reorganização da rede assistencial em Londrina, desmobilizando praticamente as últimas estruturas que seguiam com atendimento especial por conta da pandemia de Covid-19. A partir de segunda-feira (9), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do jardim Sabará, na zona oeste, voltará a ser de urgência e emergência, ou seja, deixará de recepcionar apenas casos suspeitos e confirmados de síndromes respiratórias.

Com a mudança, as pessoas com sintomas de coronavírus deverão procurar as próprias UBS (Unidades Básicas de Saúde), os prontos atendimentos, a UPA do jardim do Sol e também a Sabará. “A Covid não vai deixar de existir, vamos precisar aprender a conviver com o vírus. Evidentemente que a pessoa que tiver sintomas gripais deve usar a máscara e ir até a unidade com a proteção, que vamos nos organizar para atender a demanda”, destacou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.

Machado afirmou que a decisão levou em conta os baixos índices de transmissão da doença, casos positivos, internações e mortes. Na terça-feira (3), a média móvel de novos casos, levando em conta os últimos sete dias, foi de 94. Os londrinenses terão à disposição nos postos e nas UPAs a possibilidade do teste rápido, se houver orientação médica. Os prontos atendimentos do Leonor, região oeste, e Maria Cecília, norte, vão não oferecer a testagem por conta estrutura física.

“O teste rápido tem eficiência de 96% em relação ao PCR e isso nos dá total segurança em relação ao resultado. O protocolo foi atualizado recentemente pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e o RT-PCR (que é considerado o padrão ouro) é indicado somente para grupos específicos, como gestantes, idosos com comorbidades e a não para a população em geral”, elencou.

Mudanças foram anunciadas pelo secretário de Saúde, Felippe Machado, durante coletiva de imprensa
Mudanças foram anunciadas pelo secretário de Saúde, Felippe Machado, durante coletiva de imprensa | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Em mais de dois anos de funcionamento exclusivo para coronavírus, a UPA do Sabará realizou quase 223 mil consultas e mais de 104 mil testes.

VACINAÇÃO

Também haverá alteração na vacinação contra a Covid a partir de segunda-feira. O Centro de Imunização da Zona Norte será desativado após mais de um ano e as doses passarão a ser ofertadas em nove UBS: Parigot de Souza, João Paz, Milton Gavetti, Guanabara, Santa Rita, Vila Ricardo, Armindo Guazzi, Eldorado e Itapoã. Os postos do jardim do Sol e Ouro Branco seguem apenas como unidades vacinadoras. O prédio do centro será devolvido para a secretaria municipal do Idoso.

Serão fornecidas 10.300 vagas semanais para vacinação somando todos os postos. “A população vai continuar utilizando o mesmo sistema de agendamento no site da prefeitura (londrina.pr.gov.br), porque a descentralização necessita de uma logística. As vacinas, após abertas, têm prazo curto de validade e o agendamento faz com que evitemos que sejam desprezadas”, explicou.

LEIA TAMBÉM:

- Centro de Imunização da Zona Norte: alegria e esperança

- Vacinação contra a gripe e sarampo em Londrina é por livre demanda

Londrina tem 1.243.800 doses aplicadas. A cobertura vacinal de segunda dose é de 76,3% e de terceira 46,5%, tendo como parâmetro a população total. “Com a baixa do número de casos, internados e vários dias sem óbito, é natural que as pessoas comecem a esquecer da pandemia e isso é perigoso e equivocado. O que nos deu esse fôlego e a possibilidade de retomar a vida ao normal foi justamente a vacinação. As pessoas precisam cumprir o calendário vacinal”, alertou.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.