Um total de 16.049 estudantes se inscreveram para o Vestibular 2024 da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Os números foram totalizados pela Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) e representam uma redução de 20% em comparação ao último concurso, realizado em março de 2023.

A responsável pela Cops, professora Sandra Garcia, analisa que essa redução está ligada a uma tendência nacional de estudantes de Ensino Médio buscarem oportunidades no mercado de trabalho e em cursos técnicos, em detrimento do Ensino Superior. Outro fator que corroborou foi o calendário acadêmico da UEL, ainda afetado pela pandemia de Covid-19. O ano letivo 2024 terá início no segundo semestre do próximo ano.

MUDANÇAS

A coordenadora acredita que, com essa redução no quantitativo de inscritos, haverá consequentemente diminuição na abstenção na 1ª e 2ª fase. Ela acrescenta ainda que a Comissão Permanente de Seleção da Cops está concluindo modificações no formato do Vestibular, que deverão ser implantadas a partir de 2025. “Essa mudança depende da aprovação das instâncias superiores e deverão simplificar e aprimorar o processo, beneficiando o candidato. Buscamos um concurso mais simples e objetivo”, adianta Sandra Garcia.

LEIA TAMBÉM:

= Abertas inscrições para o Vestibular Indígena 2024 no Paraná

= A UEL tem muito a oferecer para os estudantes, diz reitora Marta Favaro

Nesta segunda (24), a Cops divulga o Cartão Informativo para a Prova de Habilidade ao curso de Música, que será realizada neste domingo (24), no Campus da UEL. Cerca de 60 candidatos estão inscritos. O cartão pode ser acessado no portal da Cops e indica horário, local e material necessário para a prova.

A primeira fase do vestibular será realizada no dia 29 de outubro e a segunda, em 26, 27 e 28 de novembro. São ofertadas 3.130 vagas, sendo 2.541 por meio do Vestibular e outras 589 via Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

CONCORRÊNCIA

Nas próximas semanas a Cops divulgará a relação candidato/vaga dos 52 cursos de graduação, que depende do resultado final da PHE de Música. Os cursos que registraram maior volume de candidatos são os mesmos que apresentaram alta concorrência no Vestibular deste ano. Medicina segue na frente com 5049 inscritos, seguido por Psicologia (904), Direito Matutino (672), Medicina Veterinária (619) e Ciência da Computação (581).

(Com informações da Agência UEL)