Com o retorno das atividades administrativas na UEL (Universidade Estadual de Londrina) nesta sexta-feira (7), a comunidade interna retoma as pautas sobre o retorno das aulas presenciais para os mais de 13 mil estudantes, marcadas para o dia 24 de janeiro, e do Plano de Contingenciamento: Orientações de Segurança Sanitária para o Enfrentamento da Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem UEL mantém o retorno das aulas presenciais para 24 de janeiro
| Foto: Arquivo Folha

A decisão pelo retorno foi aprovada em novembro de 2021 pelo Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). “Obviamente que estamos atentos em relação ao cenário epidemiológico dos últimos dias, mas o retorno presencial para todos os estudantes da graduação e pós-graduação está mantido. Em função do cenário atual que está sendo mapeado, entendemos que não há nenhum elemento que nos obriga a mudar a data de reinício das aulas e de forma presencial. A variante ômicron nos deixa em alerta porque é mais transmissível, porém menos letal que outras variantes que circularam”, afirma o reitor em exercício, Décio Sabbatini Barbosa.

Barbosa lembra que desde que a pandemia foi decretada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), “no dia seguinte foi criada uma comissão interna para mapear a situação. Temos acompanhado o cenário mundial, brasileiro, estadual e municipal diariamente, em relação à pandemia”.

Imagem ilustrativa da imagem UEL mantém o retorno das aulas presenciais para 24 de janeiro
| Foto: Divulgação/UEL

Nesta sexta-feira (7), a Universidade recebeu uma equipe de trabalhadores terceirizados para reforçar a limpeza e higienização das salas de aulas. Todos irão passar por um treinamento. Ainda de acordo com Barbosa, o plano de contingência foi atualizado recentemente e a comunidade interna está discutindo a questão do comprovante de vacinação.

“Por ora, não vamos solicitar comprovante (de vacinação), mas a ideia é fazer um levantamento de todas as categorias como professores, técnicos administrativos e estudantes, em relação ao nível de vacinação. Nossa percepção é que a vacinação é ampla entre todos, mas isso pode mudar pois ainda está em discussão”, ressalta.

LEIA TAMBÉM :

- Uenp exigirá comprovante de vacinação para retorno presencial

Os alunos retornarão ao campus da UEL no dia 24 de janeiro para concluir o segundo semestre do ano letivo 2021 até o dia 23 de junho. As matrizes curriculares e orientações de segurança sanitária já estão disponíveis no site da Prograd (Pró-Reitoria de Graduação).

“A expectativa para o retorno é muito grande, boa e com uma certa ansiedade porque é muito bonito o campus estar repleto novamente de estudantes. Isso dá uma sensação de vida dentro na nossa instituição. Estamos nos precavendo para oferecer a maior segurança possível para nossos estudantes porque esse retorno é muito importante para a instituição, para os estudantes e seus familiares. Vale lembrar também que o vestibular da UEL é bastante disputado e os alunos se esforçaram muito para estar aqui" , afirma.

ESTUDE COM A FOLHA - ACESSE O CADERNO ESPECIAL PARA O VESTIBULAR DA UEL

VESTIBULAR 2022

O Vestibular 2022 da UEL também está mantido. Ao todo, 21.306 candidatos irão concorrer a 3.125 vagas (616 via Sisu) em 52 cursos. Somando com os 1.281 treineiros, no total serão 22.587 pessoas realizando a prova em fase única, no dia 6 de março de 2022. Os candidatos aprovados no Vestibular 2022 iniciarão o ano letivo a partir de agosto e a divulgação do resultado do Vestibular (1ª Convocação) será no dia 19 de abril, às 12h.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.