Reunida na tarde desta quinta-feira (20), a Câmara de Graduação da UEL indicou o retorno das atividades acadêmicas, preferencialmente, em formato remoto emergencial, a partir desta segunda-feira (24), pelas próximas três semanas. Os membros da Câmara também aprovaram a utilização de atividades presenciais considerando as especificidades dos cursos previstas nos planos especiais de matriz curricular. Desta forma, não há alteração do calendário acadêmico, ou seja, o segundo semestre letivo de 2021 será iniciado a partir da próxima segunda-feira (24).

Nesta quinta-feira (20), o sub grupo responsável pela Vigilância Sanitária e de Acompanhamento da Covid-19 da UEL indicou que a volta dos estudantes é segura considerando o uso obrigatório de máscaras, reforço da higiene e com uma comunidade de quase 99% com o esquema vacinal completo, a orientação foi para que essa volta presencial possa ser feita de modo escalonado. Com base nessas informações, a Câmara de Graduação considerou prudente o ajustamento dos planos, o que permitirá uma melhor avaliação das condições sanitárias diante do aumento do número de notificações nos últimas dias.

LEIA MAIS

+ Ansiosos com a volta às aulas, alunos aprovam normas sanitárias da UEL

“Nosso calendário acadêmico está mantido e estamos atuando com cautela neste retorno, para que todas as recomendações sanitárias sejam cumpridas e que mantenhamos um nível alto de segurança”, pontua o reitor em exercício, Décio Sabbatini Barbosa. Todos os procedimentos necessários para o retorno presencial foram tomados, as salas de aula e demais espaços foram higienizados. O uso de máscara será obrigatório em todos os locais da Universidade. Haverá álcool 70% para reforço da higiene de mãos em todos os Centros e demais unidades. Uma campanha de esclarecimento sobre o retorno seguro será desencadeada internamente a partir da retomada das aulas.

icon-aspas Nosso calendário acadêmico está mantido e estamos atuando com cautela neste retorno
Décio Sabbatini Barbosa - reitor em exercício

Segundo avaliação do sub-grupo sanitário, é possível observar aumento do volume de casos positivos da Covid-19 no Brasil e na região de Londrina, e embora o número de contágio e taxa de positividade sejam grandes, não tem se verificado, em Londrina, uma ampliação dos casos graves, e nem a superlotação das UTIs. Diferente do ano passado, o volume de óbitos se mantém baixo, apesar do grande número de infectados. De acordo com os especialistas, os casos graves ocorrem na grande maioria com pacientes que não foram vacinados.

Nesta sexta-feira (21) a administração da UEL deve divulgar mais orientações sobre o retorno das atividades a partir da próxima segunda-feira (24). (Com informações da Agência UEL)

(Atualizada às 19h50)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1