A partir da próxima terça-feira (2), a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim do Sol, na zona oeste de Londrina, voltará com os atendimentos clínicos, como ocorria antes de o local se tornar exclusivo para vacinação contra a Covid-19. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27) pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, que adiantou que a mesma medida acontecerá na UBS Ouro Branco, na zona sul, dentro de 15 dias.

“Desde o início da pandemia, a UBS do Jardim do Sol tem sido utilizada como ponto estratégico. Iniciamos trazendo os atendimentos médicos de pediatria porque o PAI (Pronto Atendimento Infantil) começou a atender somente os casos respiratórios e na sequência, quando começamos o processo de vacinação, aqui virou uma unidade vacinadora. Mas a comunidade aqui, a grande maioria de pessoas idosas, tem grande necessidade de acompanhamento dos profissionais da Atenção Básica e da Saúde da Família, e assim, esse retorno se faz mais que necessário”, explica.

Imagem ilustrativa da imagem UBS Jardim do Sol retoma atendimentos clínicos a partir do dia 2
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

A retomada dos atendimentos clínicos, de acordo com o secretário, também ocorre após análise de todo o cenário em relação à procura das vacinas e número de vagas na UBS. “Observamos que tem sobrado agenda, inclusive em outras UBS e, portanto, vamos voltando gradativamente à rede de atendimento à saúde da Prefeitura de Londrina que era antes da pandemia”, afirma.

Leia também:

+ LIRAa aponta queda no índice de infestação do Aedes aegypti em Londrina

+ Aulas presenciais de ginástica das UBSs retornam em Londrina

VACINAÇÃO

Até o sábado (30), a UBS do Jardim do Sol segue exclusiva para vacinação contra a Covid-19. A secretaria municipal de Saúde segue informando a população sobre a importância da imunização, especialmente no público acima de 40 anos, que apresenta baixa cobertura vacinal na segunda dose de reforço.

Machado destacou que Londrina segue a orientação do Ministério da Saúde em relação aos grupos prioritários a serem vacinados e não descarta a possibilidade de nos próximos dias, haver uma diminuição da idade para a dose de reforço, no plano global de imunização.

PÚBLICO INFANTIL

Outra preocupação é com o público infantil. Das 12 mil crianças estimadas nesta faixa etária no município, aptas a tomar a vacina, somente 1.200 se cadastraram no Portal da Prefeitura. “Vacinamos efetivamente pouco mais de 200 e pouco mais de 200 agendaram para os próximos dias. Precisamos fazer com que os pais e responsáveis entendam a importância da vacinação, principalmente neste momento de retorno das aulas, com maior contato coletivo das crianças. Para isso, mandei um informativo para a secretaria municipal de Educação destacando a importância da vacina para que ela possa direcionar a todas as escolas municipais, fazendo com que isso chegue aos pais e responsáveis dessas crianças”, diz.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1