A procura no primeiro dia da volta do atendimento regular na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Ricardo, na zona leste de Londrina, foi intensa. O posto funcionou por um ano e sete meses apenas para casos de síndromes respiratórias. Na última sexta-feira (26), o espaço havia fechado para desinfecção, reabrindo nesta segunda-feira (29) para o público em geral. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Segundo Tatiane Almeida do Carmo, assessora técnica da Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, a decisão de retornar o serviço normal foi por conta da redução dos números da Covid-19 na cidade. “Estamos monitorando os dados relativos à Covid-19 e graças ao aumento da taxa de vacinação a incidência dos casos da doença vem diminuindo significativamente em Londrina. Com isso, algumas unidades exclusivas para síndromes respiratórias estavam ociosas”, destacou em entrevista ao Núcleo de Comunicação da prefeitura.

Na opinião dos pacientes, a mudança vai facilitar por conta da proximidade de casa. Quando a unidade estava exclusiva para casos suspeitos ou confirmados do coronavírus, as pessoas da região tinham que se deslocar até a UBS do Marabá, que fica a cerca de um quilômetro de distância da Vila Ricardo. “Tinha que ir de carro ou ônibus. Agora está muito mais perto, o que faz com que seja mais prático”, avaliou o barbeiro Jair Moreira dos Santos, que foi atrás de consulta.

O casal de aposentados José e Tereza Saraiva foram até o posto nas primeiras horas da manhã. Moradores da Vila Amaral, eles gostaram do retorno, no entanto, reclamaram da demora para o atendimento. “Está mais perto, no entanto, essa volta está ruim. Só tem uma média atendendo. Viemos pegar uma guia para minha esposa continuar o tratamento nos olhos e estamos esperando há mais de duas horas. Só passamos por triagem”, lamentou José.

LEIA TAMBÉM: Londrina chega ao quarto dia consecutivo sem registrar novas mortes por Covid

A doméstica Karla da Silva também desaprovou o tempo de espera. “Atendendo no geral melhora 100% para nós. Tinha que ficar andando bastante para chegar no Marabá, além disso ficava uma fila imensa, consulta demorada, porque era mais de um posto num mesmo lugar. Aqui o atendimento está um pouco lento neste início, porque deveria ter mais médicos, mas a recepção dos servidores é excelente”, afirmou.

ESTRUTURA

Londrina segue com dois locais exclusivos ao atendimento de síndromes respiratórias: a UBS do Maria Cecília, na zona norte, e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Sabará, na zona oeste. Enquanto o primeiro funciona das 7h às 19h, o segundo abre 24 horas por dia.

No pior momento da pandemia neste ano, em junho, a cidade chegou a ter nove unidades para casos de Covid, além da UPA. Conforme a vacinação foi avançando e os índices retroagindo, esses postos foram sendo desmobilizados. Na semana passada, por exemplo, a unidade do Guanabara já havia regressado para a rotina normal.

Além disso, o município conta com seis locais que realizam, exclusivamente, a aplicação de doses da vacina contra a Covid-19: o Centro de Imunização da Zona Norte e as UBS Alvorada, Eldorado, Jardim do Sol, Ouro Branco e Vila Casoni. O posto do Ernani Moura Lima realiza a vacinação somente aos sábados.

A reportagem entrou em contato com a secretaria municipal de Saúde questionando sobre as críticas dos pacientes quanto à demora na UBS da Vila Ricardo, entretanto, não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.