A aluna Sophia Silva Garcia, 10, ficou surpresa ao descobrir que a Copa do Mundo de Futebol foi criada por um francês e não por um brasileiro. Já o aluno Enzo Kauan Maciel de Andrade, 11, não conhecia a bandeira de outros países como a da Bélgica e do Qatar, e Mayara Cerezini Leite, 11, não fazia ideia de que a competição chegou a ser interrompida pela Segunda Guerra Mundial.

Dá para imaginar que todo esse conhecimento que os alunos do 5º ano da Escola Municipal Roberto Alves Lima Júnior (zona leste de Londrina) estão adquirindo é pela proximidade da Copa do Mundo de 2022. Mas essa história não se resume a isso. Descobrir as bandeiras dos países, as curiosidades do torneio mais famoso do mundo e conhecer as especificidades de cada nação são uma lição que os 28 alunos do período matutino têm aprendido em família e de uma maneira bem divertida.

Com o projeto “Craques da Escola”, a professora Patrícia de Cassia Delfino Cano encontrou uma forma de estimular a leitura e promover a interação entre pais e filhos, a partir de um interesse em comum: a Copa do Mundo.

Imagem ilustrativa da imagem Trocando figurinhas em sala de aula de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

A partir de um álbum de figurinhas inspirado na Copa do Qatar 2022, com fotos adesivas dos jogadores da Seleção Brasileira, da equipe gestora da escola e também da turma, todos que completarem as leituras e atividades propostas na semana ganham sete figurinhas nas segundas-feiras (com cinco figurinhas deles e duas dos jogadores da Seleção Brasileira) para serem coladas no álbum. Às quintas, eles podem trocá-las.

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| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

MAIS LEITURA E MENOS CELULAR

“O lançamento do projeto veio de encontro com o do álbum da Copa e, portanto, o assunto já estava em sala de aula, onde todos comentavam sobre a compra do álbum e das figurinhas mais importantes, por exemplo. Nossa ideia é tornar a leitura mais fluente, enriquecendo a interpretação e envolvendo também toda a família, pois muitas crianças nos relatam que passam os finais de semana no celular”, conta a professora.

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Segunda ela, com o projeto em andamento há uma semana, esse comportamento já mudou um pouco. “Eles chegaram na sala de aula na segunda-feira dizendo que os pais participaram da tarefa e juntos, fizeram pesquisas na internet. Nós percebemos o quanto todos estão interessados e atraídos pela atividade”, afirma.

A boa ideia se espalhou pela escola e as demais turmas, que envolvem cerca de 370 alunos do P4 ao 5º ano, também irão trabalhar com o álbum de figurinhas. “Cada professor está adaptando o conteúdo conforme a necessidade de cada turma, pois é possível trabalhar a matemática, geografia, história, enfim, passar por todas as disciplinas”, diz.

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| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

INSPIRAÇÃO

O projeto "Craques da Escola" foi inspirado em uma iniciativa da professora Vilma Ribeiro, que atua em Santa Catarina. “Ela postou o álbum nas redes sociais para um projeto de matemática. Achei muito interessante e perguntei se eu poderia replicar essa ideia. Ela me mandou toda a matriz e eu adaptei para a disciplina de Língua Portuguesa”, explica Delfino.

Além das figurinhas e fotos dos alunos que são impressas em papel fotográfico adesivo, o álbum traz desenhos do jogador Neymar e do mascote da Copa para colorir. Também há uma página de curiosidades sobre a competição e a tabela dos jogos para ser completada por toda a família.

“Por trás de todo o aprendizado e proximidade entre pais e filhos, o álbum também servirá como uma lembrança da turma, já que neste ano eles terão a formatura. Será um álbum de recordação também”, ressalta a professora.

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| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

VALORIZAR AS INICIATIVAS

Para o diretor da escola, Amauri Cardoso, "um dos papéis do gestor escolar é valorizar as iniciativas dos professores e colocá-las em evidência em toda a escola. As boas ideias tidas em sala de aula devem ser replicadas”. Novos álbuns estão sendo confeccionados e contarão também com figurinhas dos professores, zeladoras e cozinheiras, além de toda a equipe gestora.

O projeto terá a duração de três meses e culminará na Festa das Nações que a escola promove no mês de novembro, quando cada turma irá apresentar sobre os temas trabalhados com relação aos países da Copa. (Com N.Com)

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