Arapongas - A Semed (secretaria municipal de Educação) de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) definiu a retomada das aulas presenciais – em sistema híbrido, com revezamento de alunos - a partir do dia 2 de agosto. Retomam as atividades as escolas municipais Dr. Antônio Grassano Junior, do Conjunto Alto da Boa Vista; Professora Maria Hercília Horácio Stawinsk, do Conjunto Padre Bernardo Merckel; e a José de Carvalho, na região do Tropical.

Imagem ilustrativa da imagem Três escolas de Arapongas retomam aulas presenciais em agosto
| Foto: Prefeitura de Arapongas - Divulgação

"Inicialmente serão essas três escolas, sendo duas da região Sul e uma do Tropical. Será um retorno experimental, em que profissionais da saúde estarão pelo menos duas vezes na semana realizando testagens e acompanhamentos dos alunos e trabalhadores da Educação”, disse o prefeito Sérgio Onofre.

Ele salientou também que a decisão levou em conta a aplicação da primeira dose da vacina antiCovid em todos os trabalhadores da Educação, além de taxas que apontam redução do número de pessoas contaminadas e casos positivos da doença. “Vamos monitorar de perto e, caso haja a necessidade, retornaremos com as aulas em casa. Isso já foi firmado com a Secretaria de Educação”, garantiu.

De acordo com o secretário da pasta, Luiz Roberto dos Santos, a decisão de aulas híbridas não inclui os Centros Municipais de Educação Infantil. “Decidimos que, por enquanto, os CMEI’s vão permanecer com as aulas em casa. Teremos 25 dias de fase experimental e, tudo transcorrendo de maneira positiva, teremos também o retorno gradativo em demais escolas municipais”, frisou.

CUIDADOS

As escolas que retornarão com as atividades presenciais (sistema híbrido) já se preparam e colocam em prática medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Serviços de desinfecção, espaçamento entre as carteiras e disponibilização de álcool em gel já fazem parte da realidade das instituições. Um dos exemplos é da Escola Maria Hercília. “As salas de aula já estão equipadas para um retorno cuidadoso. Estamos ansiosos e também seguindo todos os protocolos sanitários. Queremos um retorno seguro e de qualidade para os nossos alunos e profissionais”, disse a diretora Nágila Depretis Santos.

LEIA TAMBÉM:

- Crianças em férias dentro de casa: o que fazer?

- Educação projeta volta das aulas presenciais em Londrina em agosto

DISCIPLINA CÍVICO-MILITAR

No dia 2 de agosto, as aulas serão retomadas com a disciplina cívico-militar para os alunos do 1º ao 5º ano na Escola Municipal Professora Maria Hercília Horácio Stawinsk, na região da Zona Sul. Tais atividades também foram suspensas devido à pandemia da Covid-19. No último dia 2, a Prefeitura de Arapongas fez a entrega dos uniformes militares – fardamento composto por 15 itens - dos alunos.

A escola será a primeira da Rede Municipal em todo o Paraná a implementar a disciplina cívico-militar e tem como equipe disciplinar o subtenente Antônio José da Silva, diretor disciplinar, e monitores de ensino o subtenente Valdinei e Cabo Luciomar. (Com informações da Prefeitura de Arapongas)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1