A avenida das Laranjeiras, na zona leste de Londrina, está com tráfego totalmente livre para a passagem de veículos, em seu novo trecho de pista implantado. A obra foi finalizada nos últimos dias e o trajeto construído de pavimentação possui extensão de 730 metros, aproximadamente, no sentido centro-bairro, aprimorando a mobilidade para quem reside, trabalha ou visita essa área da cidade. A via está devidamente sinalizada e o trânsito flui tranquilamente.

Paralela à avenida dos Pioneiros e atrás da UTFPR (Universidade Tecnológica do Paraná, a avenida das Laranjeiras é um importante canal de circulação localizado em uma área de Londrina que vem experimentando, nos últimos anos, um processo de expansão e modernização urbana.

O trecho prolongado com asfaltamento, antes apenas uma passagem de terra, fica entre a Rua 01 – que divide os terrenos dos loteamentos Golden Park 2 e Lote 17 – até a Avenida Custódio Venâncio Ribeiro, no ramal do Arco Leste. Fora a nova pista implantada nos dois sentidos da via, outras melhorias ocorreram por meio da mesma obra, que contemplou a construção de ciclovia, sistema de galerias pluviais e a implantação de calçadas, meios-fios, rampas de acessibilidade, guarda-corpos, sinalização completa, entre outras ações.

CONTRAPARTIDA DE EMPRESA

A obra foi realizada como forma de contrapartida municipal por uma empresa privada, que construiu um empreendimento na região. A execução dos serviços começou em fevereiro de 2021 e o andamento foi fiscalizado pela secretaria municipal de Obras e Pavimentação.

O secretário de Obras, João Verçosa, disse que esse prolongamento praticamente fecha todo o trajeto da via com pista duplicada, ampliando as opções de trânsito. “Agora, com a conclusão da melhoria, faltará apenas um breve trecho de asfalto sem duplicar nessa avenida, logo à frente deste novo trecho de mais de 700 metros executado. É uma ação importante que permite aos motoristas trafegarem do bairro até a área central, sentido Boulevard Shopping e avenida Dez de Dezembro, e também o sentido contrário. Fica mais um acesso interessante pelo qual o condutor não precisa utilizar necessariamente a avenida dos pioneiros para fazer os trajetos”, analisou.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, as novas obras viárias reforçam a evolução da infraestrutura urbana nessa parte da região leste. “O crescimento ali é consistente com o surgimento de diferentes tipos de comércios, supermercado, condomínios de apartamentos e milhares de pessoas vivendo. Tudo isso valoriza muito a região, tornando-a ainda mais atrativa. Neste processo, a Prefeitura cobra e fiscaliza cada obra necessária de contrapartida para melhorar a mobilidade e trazer mais qualidade de vida aos moradores”, salientou.

(Com informações do N.Com)