Em Londrina, o HU (Hospital Universitário) é a unidade de referência para o tratamento do coronavírus, e para prestar esse atendimento cerca de 1,9 mil colaboradores e terceirizados mantêm suas rotinas de trabalho. Dessa forma, o hospital conta com o apoio de toda a comunidade que possa ajudar por meio de doações, especialmente para o trabalho das equipes de plantonistas que trabalham em turnos, 24 horas.

Imagem ilustrativa da imagem Todos podem ajudar o HU de Londrina
| Foto: Ricardo Chicarelli - 11-10-2018

O HU prioriza os donativos de itens como luvas, máscaras cirúrgicas e a N95, aventais impermeáveis (tipo cirúrgico), álcool 70 por cento (gel), produtos de limpeza e de higiene pessoal, compressas, toalhas para uso hospitalar, fraldas higiênicas, tecidos e TNT, esfimomanômetro e termômetro a laser.

A instituição declara que pretende aproveitar a disposição da comunidade para reforçar a reposição de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), fundamentais para a paramentação das equipes que atendem pacientes, embora o estoque esteja normalizado.

LEIA TAMBÉM:

Indicação e tipos de máscaras viram polêmica em meio à pandemia de coronavírus

UEL lança projetos para o combate ao Covid-19

VOLUNTARIADO

Flávia Meneguetti Pieri, docente do departamento de Enfermagem da área de Doenças Transmissíveis da UEL, encabeçou uma campanha que se espalhou pelas redes sociais ao pedir a ajuda de costureiras que possam confeccionar pijamas, aventais e máscaras voluntariamente.

Desde sexta-feira (20), cerca de cem pessoas já se cadastraram para ajudar. “Já cumprimos a meta de máscaras e agora precisamos da doação de tecido como cretone percal branco ou azul claro, brim profissional pesado na cor laranja, linha sintética para costura e botões para os pijamas dos pacientes. Se alguém puder doar TNT também iremos confeccionar gorros”, explica.

Pieri explica que as máscaras confeccionadas em tecido não são para pacientes nem profissionais do hospital. “Ela vai atender acompanhantes e outros pacientes internados, que transitam pelo ambiente hospitalar. Elas não oferecem proteção, mas vão servir como uma barreira. Ela é uma medida emergencial e tem a durabilidade de apenas duas horas”, explicou.

A expectativa é confeccionar 2.500 máscaras, 600 aventais e 500 pijamas. "Mas nossa meta é maior ainda, com o que recebemos de ajuda em tecido conseguiremos confeccionar mais dois mil uniformes de trabalho, dois mil pijamas (tamanho P, M e G) e mais 500 camisolas”, comemora Pieri.

A iniciativa conta com o apoio na divulgação da Luhu (Associação Londrina Unida pelo Hospital Universitário).

Serviço: O que pode ser doado para o HU: tecido de brim na cor laranja (preferência) para confecção de avental; tecido cretone percal azul claro (preferência) para uniforme privativo; tecido cretone percal branco (preferência) para pijama; tecido cretone percal branco (preferência) para camisola; TNT para as toucas; linha 100% sintética; botão para os pijamas (quatro mil botões); arame para máscara descartável; sapato de uso hospitalar; corte das peças; facção; mão de obra de costureiras profissionais (com máquina overloque e interloque); mão de obra de costureiras de casa. Quem quiser ajudar o HU pode entrar em contato com a Diretoria Administrativa pelo fone (43) 3371-2671 ou 3371-2000