Um temporal entre a tarde e a noite de domingo (29) causou vários estragos em Apucarana (Centro-Norte), principalmente na região Sul, abrangendo a região do Parque Santo Expedito e jardins Catuaí, Santa Helena, Eldorado, Vila Rural Nova Ukrânia e Jardim Curitiba.

“A tempestade atingiu também pontos da área central e outros bairros. Postes da rede de energia e árvores caíram, fazendo com que milhares de casas e comércios ficassem sem energia por várias horas. Ruas e avenidas tiveram o trânsito interrompido, além de casas que foram destelhadas devido a força do vento”, descreve o prefeito Junior da Femac, que acompanhou os trabalhos das equipes até por volta da meia-noite e também na manhã desta segunda-feira (30).

Imagem ilustrativa da imagem Temporal  causa estragos em bairros de Apucarana
| Foto: Edson Denobi - Divulgação - PMA

Logo após as primeiras informações dos estragos provocados pela tempestade deste domingo, várias equipes da Prefeitura, Guarda Municipal, Bombeiros e Copel foram mobilizadas. O trabalho de ajuda aos moradores e desobstrução de vias, que iniciou por volta das 18h30 e entrou pela madrugada, foi retomado na manhã desta segunda-feira.

No domingo, logo após a tempestade com rajadas de vento e granizo, o socorro foi feito com duas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal, duas equipes de bombeiros, agentes de trânsito e seis equipes da Copel. Três postes da rede de energia caíram, dois na região do Jardim Curitiba e um na Vila Regina. “As equipes trabalharam até a madrugada para afastar o risco de choques elétricos devido a fiação caída, com os nossos agentes de trânsito atuando para desobstruir as vias e sinalizar os locais”, detalha o prefeito.

LEIA TAMBÉM:
+ Chuva chega a Londrina com risco de tempestade nesta segunda (30)

SITUAÇÃO MAIS CRÍTICA

A situação mais crítica ocorreu no Jardim Curitiba, onde uma araucária de grande porte caiu sobre a fiação. “Era uma situação de linha viva, pois a fiação de alta tensão arrebentou e tivemos que acionar a Copel para fazer o desligamento e a remoção da árvore. Nossas equipes trabalharam neste local e em outros das 18h30 a 1h30 da madrugada”, conta o agente de trânsito Felipe.

50 ÁRVORES

Ao todo, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cerca de 50 árvores caíram nos bairros mais afetados pelo vendaval e algumas atingiram veículos. “Além do trabalho feito ontem à noite e durante a madrugada, nesta segunda-feira três equipes continuam atuando na remoção das árvores, das quais duas equipes da Prefeitura e uma do Bombeiros”, informa o secretário de Meio Ambiente, Gentil Pereira.

CASAS DESTELHADAS

Seis casas também foram destelhadas no Jardim Curitiba e a Defesa Civil fez a entrega de 442 metros de lona. O prefeito Junior da Femac reitera que nesta segunda-feira prosseguem os trabalhos de limpeza e consertos. “Fiquei junto das equipes até perto da meia noite. Os trabalhos entraram madrugada a dentro e foram retomados logo no início da manhã desta segunda-feira. Agradeço a todas as equipes e me solidarizo com as famílias que tiveram danos. A prefeitura vai atender a todos e peço a compreensão neste momento, pois estamos sem internet em várias escolas e prédios públicos”, solicita Junior da Femac. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

*****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1