O novo boletim epidemiológico da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) do Paraná, divulgado nesta terça-feira (2), confirma 6.889 novos casos e seis óbitos por dengue em relação ao informe da semana anterior. Agora o Paraná registra ao todo 35.433 casos confirmados e 21 óbitos.

Das seis mortes registradas, cinco ocorreram na 17ª Regional de Saúde de Londrina e uma na 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu. Eram três pacientes de Londrina (dois homens com 59 e 69 anos e uma mulher de 62 anos), um de Ibiporã (masculino, 68 anos), um de Prado Ferreira (masculino, 87 anos) e um de Foz do Iguaçu (masculino, 72 anos). Todos possuíam comorbidades.

De acordo com o boletim da Sesa, na área de abrangência da 17ª RS são 12 mortes pela doença, mas número deve aumentar, já que a secretaria de Saúde de Londrina confirma dez óbitos somente neste ano. Na 9ª RS de Foz do Iguaçu (Oeste) são seis óbitos; e 1ªRS de Paranaguá (Litoral), 14ª RS de Paranavaí (Noroeste) e 20ª RS de Toledo (Oeste) registram uma morte cada. Os números da Sesa se referem ao atual ciclo epidemiológico, que começou em agosto do ano passado.

No total, são 191.819 notificações, uma diferença de 22.841 (13,5%) a mais do que na semana anterior. Das 22 Regionais de Saúde, somente a de União da Vitória não possui casos autóctones (quando a doença é contraída na cidade de residência).

LEIA TAMBÉM:

= Regional de Londrina tem 46% das mortes por dengue no Paraná

= Prefeitura de Londrina faz mutirão para retirar lixo de mocó na Alagoas

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressalta que toda a população deve estar envolvida no combate à dengue. “Cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti se formam nos quintais e dentro das residências, por este motivo, a participação da população na remoção destes criadouros é tão importante”, alertou.

CHIKUNGUNYA

Em relação à chikungunya, o Estado possui 283 casos confirmados. São 52 a mais (22,5%) que no último informe. Sem o registro de novos óbitos, o Paraná permanece com duas mortes pelo agravo, sendo um caso importado do Paraguai e um residente de Cascavel. A maioria das confirmações (64%) são autóctones e, destas, 175 (96%) são de pacientes residentes na Macro Oeste, sendo que 131 (74,8%) do município de Foz do Iguaçu.

(Com informações da AEN)