Imagem ilustrativa da imagem Sema fará levantamento para erradicação de árvores condenadas no Bosque
| Foto: Fabio Alcover/24-07-2017



A Sema (Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina) vai fazer um levantamento florístico nas árvores do Bosque, no Centro da cidade, para avaliar a necessidade de erradicação de espécies e solicitar licenciamento ambiental ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) para o corte das plantas em más condições. A informação é da secretária do Ambiente, Roberta Silveira Queiroz, que anunciou a medida nesta terça-feira, dia 19, após a morte de Ellen Cristina de Oliveira, 34 anos, monitora da Zona Azul que foi atingida por um galho de uma árvore do Bosque na avenida Rio de Janeiro.

LEIA MAIS
Amigos lamentam morte de funcionária
Fiscal da Zona Azul atingida por galho morre no hospital

A secretaria informou que a Sema fez duas manutenções preventivas no Bosque em 2017, com podas para levantar a copa e melhorar a incidência solar. "Infelizmente não conseguimos evitar o fato", disse. Oliveira afirmou que, durante o serviço de manutenção, não foi feita uma análise mais profunda sobre a necessidade de erradicar árvores. "Em uma avaliação inicial, não achamos que havia riscos, mas agora faremos o levantamento para solicitar a autorização ambiental", reforçou.

Ela explicou que o Bosque é considerado uma área de preservação permanente, por isso o licenciamento é necessário. "Sabemos que há árvores que precisam ser erradicadas, não apenas por questões de saúde, mas também por ser um espaço de vegetação nativa", disse.

Ainda não há prazo para concluir o levantamento. "Há uma equipe exclusiva para recolher os galhos derrubados pela cidade na última tempestade, o que afeta nossa capacidade de atendimento e gera atraso em outros setores", destacou. Segundo ela, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) tem feito a lavagem do parque para minimizar a poluição causada pelas pombas e também pintou equipamentos públicos, em atendimento a pedido dos moradores da região. "O próximo passo será o levantamento das árvores que precisam ser erradicadas. Isso inclusive vai tornar a manutenção mais fácil", disse.