A secretaria municipal de Saúde espera retomar, daqui a um mês, toda a rede de assistência em Londrina como era no período antes da pandemia de coronavírus. Ou seja, a partir de maio deverão voltar ao atendimento normal as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Ouro Branco, na zona sul, e jardim do Sol, zona oeste, que hoje são vacinadoras, e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do jardim Sabará, que atualmente atende exclusivamente casos de Covid-19.

Além disso, o planejamento também é para desativar o Centro de Imunização da Zona Norte, devolvendo o prédio para a secretaria municipal do Idoso. “Vamos descentralizar as vacinas para todas as UBS”, detalhou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Na segunda-feira (4), o posto de saúde da Vila Casoni, na área central, irá retornar ao funcionamento primário e não mais de coronavírus.

Segundo Machado, as medidas levam em conta o atual momento epidemiológico, com baixo número de casos e atendimentos. “Os dados epidemiológicos é que vão nos guiar. Se permanecer a tendência de hoje, de queda gradativa de números, é muito tranquilo e seguro que possamos implementar essa atualização. Se por ventura houver oscilação nos dados vamos reavaliar e mudar só no momento que tiver segurança”, frisou. Na quarta a média móvel de casos na cidade estava em 30,9.

LEIA MAIS: Campanha de vacinação contra a gripe começa sábado em Londrina

Na UPA do Sabará a procura tem sido, em média, de 150 a 200 pessoas diariamente. No pico da pandemia essa quantidade chegou a mil, quando eram nove unidades de referência para a doença. “Hoje temos um cenário diferente do que vivemos nos últimos dois anos. Vai permanecer a orientação que a pandemia nos ensinou, da etiqueta respiratória. As pessoas (com sintomas) vão permanecer usando máscara. Vamos ter que aprender a conviver com isso, até mesmo porque a Covid não vai desaparecer de uma vez por todas, vamos ter que conviver com o vírus.”

IMUNIZAÇÃO

Londrina tem cerca de 75% de toda a população imunizada com duas doses e 43% com a terceira. “Nos próximos 30 dias temos capacidade de vacinar milhares de londrinenses: aqueles que ainda não iniciaram o esquema vacinal, aqueles que estão com vacina em atraso, quem vai tomar a quarta dose, crianças e adolescentes. O fim da pandemia passa pela complementação da vacinação dessa população”, lembrou.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1