Londrina vai começar a vacinar a população contra a gripe no sábado (2). Nesse dia, as doses serão aplicadas de forma exclusiva no Centro de Imunização da Zona Norte e apenas para os idosos acima de 60 anos. É necessário fazer o agendamento no site da prefeitura (www.londrina.pr.gov.br/). A partir de segunda-feira (4), a vacina estará a disposição dos idosos em todos os postos de saúde para demanda livre.

A campanha vacinal contra a Influenza vai seguir até três de junho. Além dos idosos, os trabalhadores da saúde serão os primeiros públicos a contar com a vacinação. Os profissionais de saúde que atuam em grandes hospitais e clínicas serão imunizados nestes locais. Os demais terão que procurar as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e levar o comprovante de vinculação. Paralelamente estes trabalhadores terão atualização do esquema vacinal de sarampo.

Os grupos prioritários para a vacina reúnem cerca de 211 mil pessoas. Nos próximos meses também vão poder tomar a dose crianças entre seis meses e quatro anos; gestantes; puérperas; pessoas com comorbidades; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; professores; e londrinenses com deficiência. O Dia D será 30 de abril.

LEIA TAMBÉM: Saúde de Londrina anuncia liberação da 4ª dose para idosos

Na quarta-feira (30) a cidade recebeu aproximadamente 26 mil doses do imunizante. A expectativa é que as entregas de novos lotes passem a ser semanais. “A vacina protege contra as três cepas de maior circulação no Brasil, incluindo a H3N2 Darwin, que teve epidemia em dezembro e janeiro no Paraná. A vacina também confere proteção contra a cepa H1N1 e a Victoria B”, explicou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. A vacina é produzida pelo Instituto Butantan.

Neste ano o município já registrou 65 casos de gripe H3N2, com cinco óbitos. “Tivemos um exemplo claro da eficiência da vacina na pandemia de coronavírus. Atingimos elevados números de vacinação contra a Covid e consequentemente um baixo número de circulação. Com a Influenza não é diferente. É um vírus respiratório que já sofremos uma epidemia muito forte em 2009 e após o surgimento da vacina conseguimos controlar. É muito importante que as pessoas que são dos grupos prioritários busquem a dose”, destacou.

COVID E GRIPE

Os idosos que vivem em ILPIs (Instituições de Longa Permanência) ou são acamados receberão a vacina nas entidades e casas. “Vamos revisitar as ILPIs para fazer a quarta dose da Covid-19 para idosos com mais de 80 anos. Vamos levar a vacina de Influenza e aproveitar para vacinar todos”, comentou. As vacinas da gripe e da Covid podem ser aplicadas no mesmo dia.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.