A secretaria municipal de Saúde de Londrina anunciou, nesta segunda-feira (28), a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com 80 anos ou mais. O agendamento, para aqueles que tomaram a terceira dose há pelo menos 120 dias, já está liberado no site da Prefeitura de Londrina, com horários disponíveis a partir de terça-feira (29).

Imagem ilustrativa da imagem Saúde de Londrina anuncia liberação da 4ª dose para idosos
| Foto: Vivian Honorato/N.com

No ato da imunização, é necessário apresentar documento de identificação com foto, como o RG, e o comprovante de inscrição, que contém o QR Code, emitido no Portal da Prefeitura.

Londrina contabiliza 14.275 idosos com 80 anos ou mais que já tomaram a terceira dose, dos quais 11.278 estão aptos a agendar a quarta aplicação, pois já atingiram os 120 dias de intervalo necessários. A aplicação da quarta dose para esse público foi recomendada pelo Ministério da Saúde na semana passada.

O Município disponibiliza três locais para vacinação, neste momento: O Centro de Imunização da Zona Norte e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Ouro Branco e do Jardim do Sol.

“A nossa expectativa é vacinarmos todos os idosos em um curto espaço de tempo, até mesmo por sabemos a importância desta dose adicional. Estudos científicos mostram que população tem uma baixa de anticorpos após um período de cinco a seis meses da última vacinação, em especial na população idosa, por isso a importância desta dose, para que possamos cuidar e proteger os nossos idosos”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

No último sábado (26), a S aúde realizou a segunda edição de vacinação por livre demanda, ou seja, sem a necessidade de ter feito cadastro ou agendamento prévio no site da Prefeitura, para crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos. Foram aplicadas 2.197 doses, em três três pontos de vacinação que foram destinados para a ação: Unidades Básicas de Saúde do Novo Amparo (norte), Jardim Santiago (oeste) e do Jardim Itapoã (sul). Além disso, também no sábado (26), foram aplicadas outras 900 doses em crianças e adolescentes no Centro de Imunização da Zona Norte.

De acordo com dados da secretaria da saúde, de mais de 32 mil crianças de 5 a 11 anos cadastradas no portal da Prefeitura, 26.798 foram vacinadas com a primeira dose e 3.843 com a segunda. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, do total de mais de 38 mil cadastrados, 36.729 receberam a primeira dose e 30.028 a segunda. (Com informações do N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1